“Sua investidura ao cargo de desembargadora por merecimento, por muitos méritos, não representa uma vitória pessoal, senão uma conquista das mulheres, advogadas, magistradas, representantes do Ministério Público, defensoras públicas, que fazem o sistema de justiça brasileiro, historicamente subrepresentadas, e que agora, após um longo e penoso processo de maturação e afirmação dos direitos femininos no país, passa a ocupar de forma importante espaços de decisão e liderança em todas as esferas de poder. É uma vitória de todas as mulheres”, afirmou a presidente da OAB Ceará.
Cearense de Ipueiras, Gisele Sampaio foi a primeira magistrada eleita a partir de uma lista tríplice composta exclusivamente por juízas, em decorrência das ações afirmativas de gênero estabelecidas pela Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A desembargadora, que exercia o cargo de diretora do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), foi escolhida pelo critério de merecimento e ocupa a vaga deixada pelo desembargador federal Sebastião Vasques, que se aposentou em janeiro deste ano. Com a posse da nova integrante da Corte, o TRF5 passa a contar, agora, com quatro mulheres em sua composição.
Em seu discurso de posse, Gisele Sampaio se emocionou ao relembrar sua infância no interior do Ceará e de todos os desafios pelos quais passou, durante sua vida pessoal, acadêmica e profissional. “Compartilho tudo isso para dizer que chego neste Tribunal com a humildade dos aprendizes. Chego pequenininha, trazendo na bagagem minha história, meus valores e o ideal de trabalhar por uma Justiça mais justa e mais humana, na qual as promessas do constituinte de 1988 se façam realidade”, concluiu.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado e entre os presentes estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; o ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a vice-governadora Jade Romero; o deputado federal Eunício Oliveira; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o procurador do estado de Pernambuco, Silvano José Gomes (representando a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra); o prefeito do Recife, João Campos; a presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella; e diversas autoridades de todo o país.