sábado, 12 de julho de 2025

Cursos de Economia Ecológica e de Matemática da UFC conquistam nota máxima em avaliação do MEC


A Universidade Federal do Ceará (UFC) atingiu o conceito máximo (nota 5) em avaliação do Ministério da Educação (MEC) com os cursos de Matemática, do Centro de Ciências, e de Economia Ecológica, do Centro de Ciências Agrárias, ambos localizados no Campus do Pici, em Fortaleza. Com essa conquista, nas avaliações de 2025, a UFC soma seis cursos com conceito máximo do MEC.

De 30 de junho a 2 de julho, a UFC recebeu uma comitiva do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realizou inspeções presenciais (in loco). O processo foi acompanhado por gestores das unidades acadêmicas e por profissionais da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFC.


O pró-reitor de Graduação em exercício, Hermógenes de Oliveira, afirma que a nota máxima na avaliação do MEC é o reflexo do compromisso de toda a comunidade acadêmica. "O conceito máximo indica que estamos formando profissionais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos das relações entre economia e meio ambiente", destaca Hermógenes.

Segundo o diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da Copav, Marcizo Viana, o conceito máximo se deve ao esforço conjunto entre as direções das unidades acadêmicas, as coordenações dos cursos, os professores, os técnicos administrativos e os estudantes. "O resultado dessas avaliações, além de refletir a peculiaridade e qualidade, é fruto do intenso trabalho e comprometimento da coordenação e de seus membros que superaram diversos desafios na oferta e na preparação para a recepção da comissão avaliadora", explica Viana.

Para o coordenador do curso de Matemática, professor Fabrício Siqueira Benevides, a conquista da nota máxima representa o resultado de melhorias contínuas, implementadas no curso ao longo dos últimos anos. "Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Fomos avaliados em relação ao projeto pedagógico do curso, infraestrutura, corpo docente. O resultado também é fruto do suporte que a UFC tem dado aos alunos, com suas diferentes formas de apoios e incentivos", destaca Benevides.

Segundo a coordenadora do curso de Economia Ecológica, professora Maria Inês Escobar da Costa, o conceito máximo do MEC representa a excelência acadêmica, o compromisso institucional e a relevância social de uma formação pioneira, inovadora e interdisciplinar. "A Economia Ecológica é a maior inovação do Centro de Ciências Agrárias. Nesta avaliação, representamos um curso que teve como primeiro coordenador um filho de agricultores do sertão cearense, o professor Francisco Casimiro", ressalta a coordenadora.