O trabalho das Forças de Segurança do Ceará, durante o período do Fortal 2025, resultou na redução de 88,5% nas ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) – que são os roubos – no local do evento, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Em 2025, foram registradas três ocorrências de roubo, enquanto em 2024, foram 26 casos. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), das 18h do dia 24 às 5h59 desta segunda-feira (28).
O número de roubo de celular no evento teve diminuição de 88,2%. Neste ano, foram registrados dois casos, enquanto no ano anterior foram 17 ocorrências no local do evento. Quanto aos furtos de celulares, houve diminuição de 53%. Em 2025, houve 79 ocorrências registradas contra 168 casos. As ocorrências de furto em geral, no Fortal, também reduziram 46,1%. Sendo 103 casos em 2025 contra 191 ocorrências no ano anterior. Até o momento, dez aparelhos celulares foram recuperados.
“O êxito nas reduções de roubos e furtos só foi possível devido a um planejamento operacional bem realizado, com uma integração entre as forças de segurança estaduais e forças amigas municipais. Afinal, foram mais de 2000 agentes empregados (da segurança pública, privada e parceiros) para garantir a segurança dos foliões. A atuação e posicionamento em locais estratégicos, ações investigativas de recuperação de material furtado ou roubado e os trabalhos realizados a partir das câmeras de videomonitoramento por agentes da inteligência foram mecanismos que auxiliaram na queda desses índices”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.
O coordenador da Copol também destacou o apoio de outros órgãos para os bons resultados durante o evento. “Também não podemos deixar de dar especial destaque para recomendação do Ministério Público do Ceará quanto à busca reversa, assim como o engajamento da empresa de segurança privada para garantir essa medida, sendo mais uma ação diferenciada para arrefecer os ânimos dos criminosos”, finalizou.
A operação, que contou com mais de 990 profissionais, teve início às 18 horas do dia 24 de julho e seguiu até às 6 horas desta segunda-feira (28).