O lançamento da pedra fundamental do Porto Seco, em Quixeramobim, foi um ato histórico para o Sertão Central. “Daqui a 30, 40, 50 anos, com o progresso que terá essa região, iremos dizer: 'eu estava lá!'”, afirmou o governador Elmano.
Em outro trecho do pronunciamento, o governador disse que “em alguns anos, tudo isso aqui estará alterado e nós vamos lembrar de um cabra determinado, o Cirilo Pimenta, que fez o trem andar”. Elmano fez questão de destacar o importante papel do prefeito de Quixeramobim na viabilização do Porto Seco.
Outro momento importante foi o registro, feito por Elmano, da presença dos 13 prefeitos do Codessul, presidido pelo prefeito de Milhã, Alan Macêdo. “Esse Porto Seco vai mudar a economia dessa região, onde o trem vai parar para deixar milho e soja; e levar calçados e laticínios para o mundo”, explicou.
A Transnordestina será um passo importante para o desenvolvimento econômico dos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. O PIB da região terá crescimento e, ao longo da ferrovia, surgirão grandes negócios.