O Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, segundo relatório divulgado na última segunda-feira (28) pela Organização das Nações Unidas (ONU).
São menos de 2,5% da população brasileira com risco de subalimentação, que é quando uma pessoa consome, de forma habitual, menos calorias do que precisa para se manter ativa e saudável.
O Mapa da Fome é elaborado pela FAO, agência da ONU especializada em Alimentação e Agricultura, e mede o acesso da população à alimentação suficiente para uma vida ativa e saudável.
No Ceará, o programa Ceará Sem Fome, criado pelo Governo do Estado, vem tirando famílias cearenses da situação de vulnerabilidade social. Com isso, contribui diretamente para a erradicação da fome no Brasil.
São mais de 130 mil refeições entregues diariamente, cerca de 50 mil famílias recebendo 300 reais por mês por meio do Cartão Ceará Sem Fome e mais de 370 toneladas de alimentos arrecadados.
Além disso, há capacitações voltadas para o mercado de trabalho. Assim, os beneficiados podem garantir emprego e não voltar à situação de vulnerabilidade.
Mais de 275 mil pessoas já saíram da pobreza extrema no Estado desde que o programa foi instituído. A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, faz um balanço do programa.