terça-feira, 22 de julho de 2025

Camilo, em discurso na obra do ITA, ataca a turma do “quanto pior, melhor” e exalta Elmano e Evandro: “A autorização do ITA saiu porque o Evandro foi eleito prefeito”


O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou a ordem de serviço para a conclusão da obra do ITA no Ceará, do campus Iracema, e anunciou a criação de complexos universitários em Baturité, Cariri e Sobral, todos com hospitais universitários.

“Estamos concluindo mais de três mil obras, retomando a pauta da educação esquecida por um governo que, para o Ceará receber dinheiro para escolas, tivemos que recorrer à Justiça”, criticou, em referência ao governo Bolsonaro. “Agradeço ao maior presidente do Brasil, o Lula”, completou.


Ao destacar a relevância do ITA, o ministro exaltou a instituição como um dos melhores centros universitários do mundo. “Para terem uma ideia, a partir do ITA surgiu a Embraer, fabricante de aviões”, afirmou, informando que as inscrições para concurso de professores e para o vestibular já estão abertas.


“Essa obra do ITA está em andamento porque o Evandro foi eleito prefeito e viabilizou sua liberação”, declarou, referindo-se ao clima de ódio na política e à chamada turma do “quanto pior, melhor”.


O governador Elmano de Freitas seguiu o mesmo tom: “Nosso projeto político é a educação, fator de transformação da sociedade”. Ele citou o exemplo de Gabriel, neto de um garçom que servia água no evento. “O neto dele estuda em escola de tempo integral, recebe três refeições e tem boas notas. Recebeu proposta para estudar de graça em uma grande escola particular e disse ‘não’”, relatou, ao lado do avô do garoto.


Camilo também mencionou pesquisas que mostram um cenário amplamente favorável ao grupo político que lidera para 2026, com boas avaliações dos governos Elmano, do prefeito Evandro e de cerca de 50 prefeitos do Ceará. “A euforia da oposição é superficial”, afirmou. Segundo ele, o deputado André Fernandes tem conhecimento desses dados, o que teria motivado seu afastamento. “Seria uma polarização suicida.”