A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado do edital “Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará – 2024”. A política cultural do Governo do Ceará visa contribuir para o reconhecimento, proteção e valorização dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais de nosso estado.
Por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), da Secult Ceará, foram selecionados 12 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade. Durante o processo seletivo, 220 inscrições foram validadas, sendo 196 inscritos para a categoria pessoa natural – mestres e mestras da Cultura,18 para categoria grupos e seis para coletividade.
Esta 13ª edição do edital foi marcada por uma série de inovações como pontuação extra voltada a equidade de gênero e equilíbrio no número de macrorregiões atendidas. Pela primeira vez, a comissão especial de avaliação e seleção contou com dois membros Tesouros Vivos titulados. Esse incremento atende a uma reivindicação coletiva dos próprios Mestres e Mestras junto à Secult Ceará.
Outra novidade é que o trabalho de seleção foi realizado por meio de duas etapas, sendo elas “análise técnica” e “entrevistas”. A comissão especial foi formada por Mestra Carla (Tesouro Vivo), Mestra Dylla (Tesouro Vivo) e os membros da sociedade civil Bruno Goulart Machado Silva, Marcelo Renan Oliveirade Souza e Rodrigo Vieira Costa.
“Os Mestres e Mestras da Cultura são reconhecidos como guardiões das tradições, das histórias e de nossa identidade cearense. Atuam ativamente no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Damos, boas-vindas aos novos Tesouros Vivos da Cultura”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Novos Mestres e Mestras da Cultura 2024
Maria Beatriz Andrade da Cunha – Dona Bia (Aracati – labirinto)
-Maria do Socorro Fernandes Castro – Mestra Socorro (Baturité – dança)
-Maria Cleide dos Santos Costa – Cleide Costa (Aquiraz – renda de bilro)
-Maria José Luna de Oliveira – Mestra Mazé (Crato – reisado)
-Jorge Luiz Natalense de Souza – Jorge Negrão (Fortaleza – Capoeira)
-Antônio Jader Pereira dos Santos – Dim Brinquedim (Camocim – artesão)
-José Antônio da Silva – Mestre Chico (Crato – luthier)
-Maria Lúcia Pereira – Lúcia Doceira (Assaré – doceira)
-Raimunda Ana da Silva – Mestra Dinha (Nova Olinda – tecelã)
-Tarcísio Mendes da Silva – Mestre Tarcísio (Crato – reisado)
-Francisco Ferreira Neres – Mestre Chico Emília (Quixadá – Reisado de Caretas)
-José Lourenço Gonzaga – José Lourenço (Juazeiro do Norte – xilogravura)
Grupos:
-Banda Cabaçal São José (Missão Velha)
-Reisado Boi dos Caretas de São Gonçalo (Itatira)
Coletividade:
Associação dos Artesãos de Arte e Cultura de Canindé