O Ceará tem muita terra fértil e áreas do litoral não aproveitadas. Rios e praias estão sendo destruídos por ações e decisões equivocadas. O pior é que as áreas importantes para o meio ambiente são exploradas de forma errada. Nunca é tarde para um ordenamento.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará é um estudioso das questões ambientais. Fez doutorado na área. Dirigiu a Semace, o Ibama e, como prefeito do município de Granja, implantou uma estrutura municipal que preserva toda a riqueza ambiental sem prejudicar o agronegócio e o turismo.
O Projeto de Lei, apresentado pelo deputado Romeu Aldigueri e aprovado por unanimidade, será uma contribuição transformadora na gestão ambiental.
Serão protegidas em nosso estado: a Praia da Lagoinha, Paraipaba; Praia de Cumbuco, Caucaia; Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara; Praia da Lagoa do Paraíso e Praia de Mundaú, Trairi; Praia do Mangue Seco, Praia de Flecheiras, também Trairi; Praia de Morro Branco, Beberibe; Praia de Canoa Quebrada, Aracati; Praia das Fontes, também Beberibe, e Fortim.
Serão preservadas ainda a Chapada do Araripe, Serra da Meruoca, Maciço de Baturité, Guaramiranga, Serra de Maranguape, Aratanha e outros lugares ainda inexplorados que estão sendo destruídos.
A contratação de técnicos especializados resultará em critérios para liberação de licenças para empresas que desejem construir ou explorar o solo.