terça-feira, 6 de maio de 2025

No Dia Nacional do Turismo deputado Sérgio Aguiar defende reconhecimento das barracas da Praia do Futuro como patrimônio cultural do Ceará


Neste 8 de maio comemora-se o Dia Nacional do Turismo. Para o deputado estadual Sérgio Aguiar, a data é oportunidade de reforçar a importância do segmento para a economia do Ceará. Neste sentido, tramita na Assembleia Legislativa Projeto de Lei de sua autoria que reconhece como patrimônio cultural, em nível estadual, as barracas da Praia do Futuro e a atividade desempenhada pelos seus barraqueiros.


“A Lei Federal nº 15.092 já reconheceu as barracas da Praia do Futuro como Patrimônio Cultural Brasileiro. Agora, é importante termos esse reconhecimento em nível estadual, já que, para além dos cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos gerados pelas barracas, há também o lado afetivo. É lá que tem a quinta do caranguejo, os esportes náuticos, o passeio com a família aos domingos. Até programa de televisão nacional vai lá gravar, como forma de representar o Ceará.”


“As barracas da Praia do Futuro são, portanto, um grande patrimônio imaterial de nossa capital. Cabe a nós, deputados estaduais, através desta lei, fortalecer a identidade local e contribuir para a manutenção do modo de vida destes milhares de trabalhadores.”


Segundo a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, a orla, com cerca de 6 quilômetros de extensão, possui cerca de 70 estabelecimentos e recebe, em média, por volta de 3 milhões e 500 mil visitantes todos os anos.


Crescimento

Como presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Ceará, Sérgio Aguiar destaca ainda os bons números que o setor vive no estado.


“A ocupação hoteleira em Fortaleza chegou aos 95% durante o réveillon (ABIH-CE). Neste primeiro trimestre, o estado registrou um aumento de quase 40% no número de turistas estrangeiros, em comparação ao mesmo período do ano passado (Setur-CE). O impacto econômico do ciclo carnavalesco em Fortaleza chegou a quase um bilhão de reais (Observatório do Turismo). Esperamos, ainda, um crescimento na ordem de 20% para o setor de eventos corporativos este ano (Sindieventos-CE). São números que representam mais empregos e oportunidades aos cearenses”, ressalta o deputado.