quarta-feira, 7 de maio de 2025

Fortaleza marca presença em fórum nacional sobre meio ambiente


Fortaleza marca presença no XXXII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), realizado em Brasília, de 6 a 8 de maio. Representando a cidade, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), João Vicente, participa do evento ao lado de gestores de outras capitais para discutir soluções sustentáveis, políticas climáticas e estratégias urbanas integradas.


O tema central desta edição é a integração das agendas globais de biodiversidade e clima às políticas públicas municipais. A programação inclui debates sobre financiamento climático, adaptação às mudanças do clima e o papel das cidades no cumprimento dos compromissos internacionais, como os firmados nas Conferências das Partes (COP29 e COP30).


Para João Vicente, encontros como o CB27 são fundamentais para fortalecer redes de colaboração entre municípios e acelerar decisões que impactam diretamente a população. “As cidades são onde as pessoas vivem e sentem os efeitos das políticas públicas. Por isso, esses espaços de troca de experiências são essenciais para alinhar ações e fortalecer a governança ambiental local”, afirmou.


Entre os temas abordados nos painéis estão: a Estratégia AdaptaCidades, o papel das capitais na COP30, que será realizada em Belém, governança climática, articulação interfederativa e estratégias de ação para 2025.


“Fortaleza tem um terreno fértil para ações que possam concretizar este conceito. Atualmente, em ano de COP30, é a única capital que alinha o município, estado e governo federal numa unidade política e institucional, a qual facilita diálogos e integração multinivel. Podemos ser exemplo de como este potencial pode impactar positivamente na governança climática local”, destaca João Vicente.


O CB27 é uma iniciativa promovida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global com mais de 2.500 governos comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável em mais de 125 países. O evento também conta com o apoio da Fundação Konrad Adenauer Brasil (KAS Brasil), que atua na promoção da democracia, dos direitos humanos e da educação política.


*Evento simultâneo*


Paralelamente ao fórum, ocorre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que visa debater com a população políticas públicas ambientais e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.


Com o tema Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, a conferência foi organizada em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.