Fortaleza marca presença no XXXII Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), realizado em Brasília, de 6 a 8 de maio. Representando a cidade, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), João Vicente, participa do evento ao lado de gestores de outras capitais para discutir soluções sustentáveis, políticas climáticas e estratégias urbanas integradas.
O tema central desta edição é a integração das agendas globais de biodiversidade e clima às políticas públicas municipais. A programação inclui debates sobre financiamento climático, adaptação às mudanças do clima e o papel das cidades no cumprimento dos compromissos internacionais, como os firmados nas Conferências das Partes (COP29 e COP30).
Para João Vicente, encontros como o CB27 são fundamentais para fortalecer redes de colaboração entre municípios e acelerar decisões que impactam diretamente a população. “As cidades são onde as pessoas vivem e sentem os efeitos das políticas públicas. Por isso, esses espaços de troca de experiências são essenciais para alinhar ações e fortalecer a governança ambiental local”, afirmou.
Entre os temas abordados nos painéis estão: a Estratégia AdaptaCidades, o papel das capitais na COP30, que será realizada em Belém, governança climática, articulação interfederativa e estratégias de ação para 2025.
“Fortaleza tem um terreno fértil para ações que possam concretizar este conceito. Atualmente, em ano de COP30, é a única capital que alinha o município, estado e governo federal numa unidade política e institucional, a qual facilita diálogos e integração multinivel. Podemos ser exemplo de como este potencial pode impactar positivamente na governança climática local”, destaca João Vicente.
O CB27 é uma iniciativa promovida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global com mais de 2.500 governos comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável em mais de 125 países. O evento também conta com o apoio da Fundação Konrad Adenauer Brasil (KAS Brasil), que atua na promoção da democracia, dos direitos humanos e da educação política.
*Evento simultâneo*
Paralelamente ao fórum, ocorre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que visa debater com a população políticas públicas ambientais e estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas.
Com o tema Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, a conferência foi organizada em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.