sexta-feira, 9 de maio de 2025

FIEC entrega Medalhas do Mérito Industrial e da Ordem do Mérito Industrial 2025 e celebra os seus 75 anos de história

 


Em uma noite marcada por reconhecimento, emoção e celebração, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou, nesta quinta-feira (08/05), no Centro de Eventos do Ceará, a entrega da Medalha do Mérito Industrial 2025. A solenidade fez parte das comemorações pelo Dia da Indústria e pelos 75 anos do Sistema FIEC, homenageando quatro personalidades que se destacaram pelo impacto de suas trajetórias no setor produtivo.


Receberam a Medalha do Mérito Industrial da FIEC: João Barbosa Fiuza, Diretor-presidente da Diagonal Engenharia; Antônio Edmilson Lima Júnior, Diretor-presidente da Regina Agro; e Erick Torres Bispo dos Santos, CEO da ArcelorMittal Pecém. Já a Confederação Nacional da Indústria (CNI) concedeu a Ordem do Mérito Industrial ao empresário Pedro Grendene Bartelle, Cofundador do Grupo Grendene e Presidente do Conselho da Vulcabras.


A cerimônia foi conduzida pelo Presidente em exercício da CNI e Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e contou com a presença de autoridades e lideranças empresariais do estado e do país. O anfitrião enalteceu cada um dos condecorados da noite, tecendo elogios aos seus legados e agradecendo pelas contribuições aos respectivos segmentos da economia.

"Esta é uma noite muito especial para todos aqueles que fazem a indústria cearense. Poder receber entre nós essa legião de amigos tão seletos, para comemorar conosco o Dia da Indústria, especialmente neste ano em que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará comemora seus primeiros 75 anos, é motivo de muita alegria. A presença de todos e de cada um de vocês dignifica ainda mais o nosso trabalho e nos anima a seguir lutando por uma indústria cada vez mais forte, e por um mundo mais justo", discursou o Presidente em exercício da CNI e Presidente da FIEC.


Cavalcante ressaltou o papel estratégico da indústria na construção de um Ceará mais inovador, competitivo e socialmente desenvolvido. Em sua fala, ele destacou os avanços conquistados ao longo dos 75 anos do Sistema FIEC, a força transformadora do setor industrial e a importância de reconhecer as lideranças que contribuem para o crescimento econômico e a geração de oportunidades em todo o estado.

"No Sistema FIEC, seguimos firmes com o nosso propósito de impulsionar a indústria em todos os seus segmentos, seja na área de alimentos, têxtil, confecções, calçados, mineração, metalmecânico, químico, energia, construção civil e demais setores, sempre oferecendo soluções essenciais a cada um deles. Temos consciência de que somos parte de um todo e que devemos compartilhar nossas competências com os governos federal, estadual e municipais, com as universidades e institutos de pesquisa, com os demais setores produtivos e com a própria sociedade, na construção de caminhos que nos levem a um futuro mais rico e promissor para todos. Esse é o pensamento que move o Sistema FIEC, que tem por missão fortalecer a indústria e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará”.


O dirigente ressaltou ainda os investimentos estratégicos que o Sistema FIEC vem realizando na modernização e qualificação de suas casas SESI Ceará, SENAI Ceará, IEL Ceará e Observatório da Indústria Ceará, além do relevante protagonismo da indústria cearense nas pautas de ESG e Energias Renováveis. Ele enfatizou que todas essas instituições estão equipadas com infraestrutura de ponta e tecnologias avançadas voltadas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento, estando plenamente preparadas para apoiar as empresas cearenses frente aos desafios atuais e às demandas futuras da indústria.


Ao destacar os avanços da economia cearense, Ricardo Cavalcante lembrou o desempenho acima da média nacional. “Enquanto a economia brasileira cresceu 3,4% no último ano, o Ceará alcançou 6,5%. No setor industrial, nós crescemos 10,7%, mais que o triplo da média nacional, que foi de 3,3%”, afirmou. Ele também destacou a força do setor na geração de empregos. “Somos mais de 19 mil indústrias no estado, responsáveis por 370 mil empregos formais, o que representa 30,8% das carteiras assinadas da iniciativa privada no Ceará”.



No palco da solenidade, o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, reforçou a relevância da indústria como motor do desenvolvimento econômico e social do Ceará, lembrou das parcerias entre o poder público e o setor produtivo, enfatizando a importância de políticas públicas que estimulem a inovação, a geração de empregos e a interiorização das oportunidades, além de parabenizar os homenageados pela contribuição expressiva ao crescimento industrial.

“O Ceará é hoje destaque no crescimento econômico da indústria nacional, resultado de um diálogo consistente e, sobretudo, da capacidade empreendedora do nosso Estado. Agradecemos à Federação das Indústrias pela força e parabenizamos pela atuação. Os homenageados desta noite representam empresas sólidas e lideranças dedicadas, que são referência não apenas para o Ceará, mas para todo o Brasil, um motivo de orgulho para todos os cearenses”.


O chefe do Executivo ressaltou os esforços conjuntos para transformar o Ceará em um hub do hidrogênio verde, investindo na qualificação da mão de obra para atender às demandas desse novo mercado. “Sem dúvida, o futuro da indústria cearense está sendo desenhado com o projeto H-Tec, uma iniciativa do Governo do Estado, com o apoio da FIEC, voltada para a formação de 11.500 cearenses em energias renováveis”. O governador também mencionou a construção do campus do ITA em Fortaleza, que já oferece cursos em Engenharia de Sistemas e Engenharia em Energias Renováveis. “Temos aqui um sonho concretizando, de voarmos juntos cada vez mais alto”, disse.


Durante a cerimônia, foi exibida uma mensagem em vídeo do Ministro da Educação e Ex-governador do Ceará, Camilo Santana. Ausente na festa devido a agendas em Brasília, a autoridade teceu homenagens à Federação das Indústrias e parabenizou os homenageados pela justa condecoração na noite especial de entrega das comendas.

"Quero enviar o meu abraço e meus cumprimentos a todos vocês que trabalham diariamente para fortalecer a indústria e impulsionar o desenvolvimento do nosso Ceará. Cumprimento, de forma especial, o querido amigo e presidente Ricardo Cavalcante, parabenizando-o pela sua liderança e pela excelente gestão à frente da FIEC, que neste ano celebra seus 75 anos. Saúdo também toda a diretoria da FIEC por essa trajetória tão significativa. Estendo meu abraço a cada um dos industriais do nosso Estado, verdadeiras forças motrizes das nossas riquezas, que dedicam seu tempo e trabalho à geração de emprego, renda e oportunidades que transformam a vida do nosso povo. Aos agraciados da noite, deixo meus sinceros parabéns".