O governador Elmano de Freitas está elevando a qualidade dos seus discursos. O texto popular está saindo da voz de Elmano. Esse crescimento faz parte do dia a dia no contato com o povão, as pessoas humildes e a classe média. Só na segunda-feira (5), foram quatro atos de entrega de obras e serviços.
“Sou filho de um agricultor e uma professora de escola pública”, repete Elmano para se apresentar aos que não o conhecem. Mais adiante, na sua fala, anuncia benfeitorias e pede a todos para estudar na escola de ensino profissionalizante. “Se você não tem dinheiro para comer, como pode botar um negócio”?, pergunta Elmano para, depois, responder: “O governo dará o dinheiro”, e arremata: “No meu governo, a prioridade é o pobre comer e melhorar de vida.”
A outra novidade no palco de Elmano é a pouca presença de deputados e vereadores. A tática evita constrangimentos por conta da rivalidade política. Elmano tem os dois lados e não quer problemas. Foi assim em Iguatu, Barreira, Capistrano e Fortaleza, onde inaugurou um Centro de Educação Infantil e liberou verbas para quadras esportivas, passagem molhada, reforma de canal, fardas para estudantes e um centro de cultura de paz.