segunda-feira, 19 de maio de 2025

A guerra enviou imigrantes que não criaram cultura de paz


As celebrações pelo mundo do Dia da Vitória são momentos de pura reflexão por conta da lição deixada. Os alemães, italianos e japoneses foram derrotados, humilhados e o mundo não ficou melhor. 

A guerra proporcionou o deslocamento de milhões de pessoas pelo mundo, principalmente alemães, japoneses, Italianos e judeus. Os judeus foram perseguidos e assassinados.


O Brasil recebeu mais de um milhão de imigrantes que fugiram da guerra e do medo que se estabeleceu na Europa e no Japão. O estado brasileiro foi generoso com os imigrantes: doou as melhores áreas de terra, ofereceu recursos para algumas atividades e entregou-lhes o principal, a cidadania. 


Nos tempos atuais se discute o Brasil dividido por ideologia, racismo, preconceito e o sonho do país unido parece não ter acontecido. 


Os decendentes de imigrantes, que são brasileiros legítimos, são críticos ao país, criaram divisões políticas e defendem o fim do estado, de recursos para os pobres e de financiamento público para a iniciativa privada. 


Pacificar a nação parece um desafio distante diante de um quadro atual em que as pessoas não olham para o próximo como irmãos.