No primeiro dia do 7° Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), que acontece nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, secretários e coordenadores estaduais de comunicação de todo o País avançaram nas discussões sobre gestão de crise, combate à desinformação e eficiência nos gastos feitos por publicidade governamental.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou na abertura do fórum que estamos diante de novos desafios na comunicação e que todos acabam sendo instigados a tratar e pensar como será e como tem sido feita a comunicação na era de inteligência artificial, com interação muito mais rápida de julgamento dos cidadãos e cidadãs sobre ações e omissões.
“Em vez de sermos julgados no final dos mandatos, o julgamento é diário e cumulativo, até chegar ao processo político-eleitoral”, avaliou o governador. “Quando reunimos secretários de comunicação de todos os estados do país, aperfeiçoamos e aprendemos. Ganha a administração pública, com maior transparência e maior publicidade dos serviços públicos”, ressaltou.
O jornalista e secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, avalia que a comunicação governamental é responsável pela divulgação daquilo o que governos oferecem e, assim, possibilita o acesso aos serviços ofertados. “E tudo isso é feito através da comunicação pública. Principalmente no momento em que a gente vê tanta desinformação”, observa.