A entrega contempla as escolas da Crede 12, que abrange sete municípios do Sertão Central
“O tablet é uma nova oportunidade de aprendermos mais coisas e nos aprofundarmos mais no ensino, com mais informação. É muito importante essa conquista porque nem todos os alunos têm celular em casa ou computador para os estudos. Estou muito feliz com o tablet”, afirma a estudante Joyceane Lara Carneiro, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio do Campo Irmã Tereza Cristina, situada no assentamento Nova Canaã, em Quixeramobim, no Sertão Central.
Joycelane é uma das estudantes da rede pública estadual que receberam tablet e chip de conectividade entregues pelo Governo do Ceará. Nesta quinta-feira (6), o governador Elmano de Freitas e a secretária Eliana Estrela iniciaram a entrega de 7.333 tablets para alunos da 2ª e 3ª séries das escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 12, em Quixadá. O evento também contou com a presença de profissionais da educação, prefeitos da Região, entre outras autoridades.
A iniciativa faz parte da política estadual que garante tablets com conectividade para estudantes da 1ª série. Nesse sentido, serão contemplados mais de 228 mil alunos que não receberam tablets ao ingressarem no Ensino Médio. O investimento na aquisição dos equipamentos é de R$ 100 milhões, com recurso estadual.
O governador destaca o investimento para aprimorar o ensino e aprendizagem na rede cearense, que é a terceira melhor rede pública do Brasil no Ensino Médio , segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
“Esse recurso é do suor sagrado do pedreiro, do agricultor, do vigilante, dos pais desses estudantes. Homens e mulheres que trabalham todos os dias para gerar riqueza, pagar imposto. O tablet é um instrumento importante para o desenvolvimento dos estudantes”, defende.
O tablet é uma ferramenta que auxilia professores e alunos na jornada estudantil, possibilitando inclusão digital e novas possibilidades pedagógicas. É fundamental para que os estudantes tenham acesso a plataformas que enriquecem o processo educacional. Isso também incentiva o protagonismo estudantil e a criação de laços de amizade entre os jovens.
“Nossos alunos escolhem o caminho da educação, do conhecimento, que é a única coisa que não é tirada deles. Cada um tem um sonho. Nosso time da educação, com professores e servidores, trabalha para realizar esses sonhos. O tablet vai conectá-los mais ainda com os projetos de vida de cada um”, afirma a secretária Eliana Estrela.
Além da escola de Joycelane, serão contempladas unidades de ensino de sete municípios do Sertão Central, área de abrangência da Crede 12. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Coronel Virgílio Távora, em Quixadá, receberá 313 equipamentos. Um deles vai para a estudante Isabele Maciel, 16, que está na 3ª série.
“O tablet vai ajudar muito a gente para os estudos, porque é uma tela maior do que o celular. Muita gente não tem celular também, não tem condições, e para mim vai ser muito útil porque eu gosto muito de ler e revisar minhas coisas”, diz Isabele, que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de cursar Nutrição ou Medicina.
Quem também tem o sonho de ingressar no Ensino Superior é Rafael Rodrigues, 17, estudante da 3ª série na Escola Abraão Baquit, em Quixadá. “Estou estudando muito para isso, para fazer Direito e ser um futuro advogado. Contar com o tablet é um grande avanço”, avalia.
Aluna da 2ª série na EEMTI César Cals, Vitória Sthefanie Saldanha, 16, vai utilizar o tablet para as aulas da escola e do Centro Cearense de Idiomas (CCI). “Vou estudar para o Enem, para o meu curso de Inglês. Em tempos tecnológicos, estar conectado é estar inserido no mercado de trabalho e no mundo moderno. O tablet é uma ferramenta para alcançar nossos sonhos”, aponta Vitória, que deseja ingressar em Ciência da Computação após o Ensino Médio.
Ricardo Silveira, prefeito de Quixadá, também ressalta o investimento para garantir educação de qualidade aos quixadaenses. “A educação do Estado do Ceará serve de exemplo para todo o Brasil. É obrigação dos municípios seguir esse exemplo. Quixadá tem 18 escolas Nota Dez, além de entregar tablets e implantar lousa digital na rede municipal”, registra.
Crede 12
A Crede 12 tem um total de 24 estabelecimentos, sendo 12 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs); 3 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs); 5 Regulares (ainda serão integralizadas), 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), 2 Escolas de Ensino Médio e Profissional do Campo (EEMPC) e 1 Centro Cearense de Idiomas.