O Estado do Ceará tem mais gente consumindo internet do que energia da Enel ou telefonia celular. É o que aponta o IBGE, através da pesquisa de domicilios, a PNAD. Isso significa que o Estado está perdendo muita receita.
O acesso à internet no Ceará alcançou 88,1% dos domicílios no Ceará em 2022. A média é abaixo do resultado do Brasil, de 91,5%. Com isso, a rede mundial era encontrada em 2,7 milhões de residências no Estado. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) o uso alcançava 92,5% dos locais.
Isso mostra que o índice no Ceará teve alta de 2,7 pontos percentuais (p.p.). em relação a 2021, quando 85,4% dos domicílios cearenses tinham acesso à web.
A onda de ataques aos postes fazem as baixas das provedoras e tem uma motivação: dinheiro, muito dinheiro. Pior, por trás de todos os criminosos estão empresários. A descoberta foi feita pela inteligência policial. Os mandados de prisão estão expedidos e vários já estão presos.
O governo, também, descobriu que esses empresários criminosos não pagam impostos e serão processados por sonegação, corrupção, assalto, destruição de patrimônio público e privado e porte ilegal de armas.
Era inimaginável se pensar que empresários estariam fomentando facções. Mas, é verdade. O governador Elmano, indignado, revelou todo o plano que uniu os criminosos. Ele diz o que precisa ser feito para acabar com as facções.
Para o governador, a PEC da Segurança Pública apresentada pelo ministro da Justiça e Segurança, Eduardo Lewandowisk, não resolve. É preciso mais. “Precisamos alterar a Lei de Execução Penal, no que diz respeito à progressão do regime de pena para chefe de organizações criminosas, pelo menos. Para que tenhamos a segurança de que esses criminosos não vão ser soltos com brevidade. Também, é preciso atualizar a lei de lavagem de dinheiro, uma vez que o tráfico movimenta bilhões de reais. Temos que utilizar as informações do Coaf e do Banco Central para desbaratar as organizações criminosas e, ao mesmo tempo, garantir maior articulação das nossas polícias”, disse o governador do Ceará, que é advogado.