/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/z/E/MzWEQKTyqYXjWh2Nw8Pg/ato20241006053.jpg)
Presidente Lula vota em São Bernardo do Campo, em 2022 — Foto: ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (26) mostra a intenção de voto no presidente Lula em 8 estados brasileiros em 6 possíveis cenários de 2º turno na eleição de 2026.
Segundo a pesquisa, Lula venceria todos os possíveis candidatos na Bahia e em Pernambuco, perderia ou empataria contra qualquer nome em São Paulo e Minas Gerais e sairia derrotado dos demais candidatos no Paraná, em Goiás e no Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, o desempenho do presidente varia de acordo com o cenário.
A Quaest, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 6630 pessoas com 16 anos ou mais nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A pesquisa também aponta para queda da popularidade e aumento da desaprovação do governo federal (leia mais aqui).
O levantamento estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, coloca o presidente em possíveis disputas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o governador de MG, Romeu Zema (Novo); o governador de GO, Ronaldo Caiado (União); o empresário Pablo Marçal (PRTB); e o cantor Gusttavo Lima (sem partido).
Bolsonaro foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação e está inelegível até 2030.
Pablo Marçal foi condenado pela Justiça paulista em 21 de fevereiro por abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação social e captação ilícita na campanha eleitoral de 2024 à Prefeitura de São Paulo e está inelegível por oito anos. Cabe recurso.
Veja os números em cada cenário: