O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, herdou um caos no caixa da Prefeitura e outros no setor de obras e infraestrutura, além de uma crise sanitária, em que hospitais e postos de saúde não funcionam por falta de insumos como remédios até esparadrapos.
Evandro Leitão será recebido pelo presidente Lula. Ele irá com o governador Elmano, o senador Cid Gomes e o ministro Camilo Santana. O prefeito vai pedir a renegociação da impagável dívida da Prefeitura de R$ 8 bilhões, sendo R$ 4,8 bilhões a serem pagos em quatro anos. Também, pedirá aumento nos repasses para as áreas da saúde, segurança, iluminação e infraestrutura, com o governo federal se tornando parceiro em obras, como a drenagem de vários rios, riachos e favelas.
Evandro Leitão vai exibir o cenário que herdou e as medidas adotadas para manter a Prefeitura pagando salários e mantendo a máquina funcionando, mas sem dinheiro para a zeladoria da cidade. Lula, na campanha , prometeu ajudar. Vamos ver.
Segundo Lula, Evandro Leitão, como único prefeito de capital no Brasil eleito pelo PT, “terá portas abertas”. O discurso do presidente de tornou a maior esperança para melhorar a cidade.