quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Saquearam a Prefeitura de Fortaleza e o caso será investigado pelo Ministério Público e a polícia


O que houve? Como podem ter levado à falência uma Prefeitura que tem orçamento de R$ 17 bilhões, com receitas próprias crescentes? Como pode se gastar após captados em empréstimos e financiamentos cerca de R$ 4 bilhões? São perguntas cujas respostas virão com o tempo e as investigações. “Fico com vergonha de expor essas questões, mas a população precisa saber”, disse o prefeito Evandro Leitão.. 

Ele entende muito de orçamento e contas públicas. É auditor da Secretaria da Fazenda e trabalhou a vida inteira fiscalizando prefeituras, o Estado e empresas privadas. Conhece todos os lados da movimentação da economia. Sabe como funciona o público e o privado.

Se tivéssemos órgãos de fiscalização que trabalhassem, se o TCE fosse mais enérgico e até o Ministério Público mais presente no suporte à fiscalização, a Prefeitura não estaria no fundo do poço. O prefeito Evandro teria recebido a Prefeitura com as contas em dia, dinheiro em caixa e o atual gestor agradecendo ao antecessor. É lamentável que em pleno ano de 2025 um prefeito passe a faixa escondido e entregando o município falido.

A expectativa é de que o TCE analise o relatório da Comissão de Transição, passe-o para o Ministério Público e se inicie uma investigação, do tipo “suga o dinheiro”. Na Câmara de Vereadores, já existe movimentação para uma CPI.