Técio Nunes foi candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Psol. Foto: Divulgação/Psol
A nomeação do ex-candidato à Prefeitura de Fortaleza para um cargo na gestão de Evandro Leitão iniciou um debate sobre qual posicionamento o Psol deve tomar no governo do petista na capital cearense.
O produtor cultural e agora secretário da Coordenadoria Especial de Políticas Sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza, Técio Nunes (Psol), respondeu às críticas que tem recebido de seus correligionários sobre ter aceitado o convite do prefeito Evandro Leitão (PT) para compor o governo do petista. Em suas redes sociais, o ex-prefeiturável afirmou que a discussão sobre o posicionamento do partido em relação ao Governo Evandro se trata de um “debate infrutífero”, já que o momento seria de “fortalecer e disputar os governos à esquerda”.
Ainda no texto, o presidente do Diretório Municipal da sigla convida o leitor a se filiar à legenda.
“Odeio perder tempo com debates infrutíferos, caluniosos, desrespeitosos e com fortes conotações raciais e elitistas. De qualquer forma, fica o convite para fortalecer o Psol para você que se preocupa de verdade com o cenário que se apresenta e sabe que a esquerda não vive um momento fácil”, escreveu.
Como continuou, ele afirmou que “sempre fez e faz tudo com dedicação e responsabilidade”. No entanto, disse estar sendo alvo de falsas acusações de “conchavo” e “oportunismo”. Na sequência, Técio se dirigiu diretamente aos seus correligionários. “Eles, quando chegam e ocupam esses lugares, se colocam como merecedores e, às vezes, até como completos abnegados, livres de qualquer suspeita de pragmatismo ou interesses pessoais”.
Mesmo sem citar nomes, a fala do produtor cultural é direcionada aos demais psolistas que se posicionaram contra a entrada do partido no Governo Evandro. Dentre os nomes, estão o deputado estadual Renato Roseno, os vereadores de Fortaleza, Adriana Gerônimo e Gabriel Biologia, e o ex-presidente estadual do Psol no Ceará, AiltonLopes. “Já lido com isso há 20 anos no Psol e sei bem como superar esse esperneio de menino mimado, pequeno burguês que perdeu o brincado de vacilão na hora do recreio!”, completou.
Confira o texto de Técio Nunes na íntegra
Odeio perder tempo com debates infrutíferos, caluniosos, desrespeitosos e com fortes conotações raciais e elitistas. De qualquer forma, fica o convite para fortalecer o Psol para você que se preocupa de verdade com o cenário que se apresenta e sabe que a esquerda não vive um momento fácil.
Sempre fiz e faço tudo na minha vida com muita dedicação e responsabilidade. Para alguns, pessoas como eu, que vem de onde eu vim, chegar em algum lugar é resultado de conchavo e oportunismo. Eles, quando chegam e ocupam esses lugares, se colocam como merecedores e, às vezes, até como completos abnegados, livres de qualquer suspeita de pragmatismo ou interesses pessoais. Enfim.
Já lido com isso há 20 anos no PSOL e sei bem como superar esse esperneio de menino mimado pequeno burguês que perdeu o brincado de vacilão na hora do recreio!
Sigamos com responsabilidade e fazendo o debate sério!
Sem esquecer jamais de onde viemos e para onde queremos ir! Doa a quem doer!
Texto das imagens
Tá cansado de blá, blá, blá e quer fazer política de esquerda de verdade para mudar de verdade a vida das pessoas, das cidades, das periferias? VEM PRO PSOL!
Tá preocupado com a repercussão política mundial que pode ter um novo governo Trump fortalecendo o fascismo? VEM PRO PSOL!
Se você VIU que ganhamos uma eleição da extrema-direita bolsonarista em Fortaleza por pouco mais de 10 mil votos, se preocupa com isso e entendeu que o papel agora é fortalecer essa frente e disputar os governos à esquerda, então VEM PRO PSOL!
Eu particularmente tô bem cansado de ver um setor da “esquerda” que mais se preocupa em fazer demarcações desrespeitosas (com fortes conotações raciais e elitistas, inclusive) do que de fato se colocar para mudar a realidade. “Amar e mudar as coisas me interessa mais!”. Tô nessa
E se você se interessa também em amar e mudar as coisas, amar uma causa e mudar a realidade, poxa, tamo junto! Você treme de indignação com as injustiças do mundo? ‘Tamo junto!’ E se ‘tamo junto’, o que falta pra você vir PRO PSOL? Vem pô!! Em breve, muito em breve, trago novidades!
DISCUSSÃO NO PSOL
A nomeação do produtor cultural, no último dia 10 de janeiro, aliás, foi prosseguida de uma carta, assinada por 134 filiados divididos em nove correntes do partido, em que os correligionários de Técio afirmam que a sua chegada no Governo não os representa. Ainda conforme o texto, não teriam sido realizadas negociações para a ida do presidente do Diretório Municipal ao Executivo. Os seus correligionários defendem que o partido seja independente. “O PSOL não estará na prefeitura de Fortaleza e seguirá com sua independência”.
“Diante desse quadro, nós, filiadas e filiados que assinamos esta carta, reafirmamos a necessidade da autonomia e independência do nosso partido e da nossa bancada na Câmara Municipal de Fortaleza diante da nova administração da prefeitura, ao passo que nos comprometemos a cerrar fileiras no combate a quaisquer ataques da extrema-direita”, comunica a carta.
Ainda com a discussão em pauta, na última sexta-feira (17), o presidente do Diretório Estadual do Psol, Alexandre Uchôa, também foi nomeado para cargo na gestão de Evandro. Ele vai ter status de coordenador, como assessor técnico do Gabinete do Prefeito. Um dia depois, no sábado (18), o Diretório Estadual publicou uma nova resolução para liberar os filiados a compor “gestões municipais da esquerda” no Ceará.
Nesta última segunda-feira (20), em relação às duas nomeações, Gabriel Biologia publicou em seu Instagram mensagem com o intuito de reforçar a permanência dos filiados no partido. “A todos que estão querendo se desfiliar do Psol por conta do que está ocorrendo em Fortaleza, não faça isso. Se você está no Psol por ideologia e espera que o partido recupere a sua postura e coerência, saiba que a sua permanência será parte da solução. Vem coisa por aí!”, escreveu.
Adriana Gerônimo também divulgou um texto, ressaltando que só é possível mudar um partido “estando dentro dele”. “Se você acredita que o Psol é o partido das lutas sociais, não se desfilie. Vamos reconstruir o nosso partido e eu preciso de você junto comigo! Seguirei independente na Câmara e vou manter a coerência que, inclusive, aprendi no Psol. Vem comigo!”.