Os novos vereadores de Fortaleza então em sintonia com o povo, que os elegeu para mandar à lixeira a cobrança do imposto denominado Taxa do Lixo.
Não se concebe o poder público criar um tributo contra o interesse da população. Algo que impõe uma despesa para a população, sem justificativa.
A unanimidade na votação é um claro sinal do descontentamento dos próprios vereadores que escutam as reclamações dos contribuintes, dos seus eleitores e das entidades de classe.
Infelizmente, não era possível devolver o dinheiro, porque a cobrança era legal do ponto de vista administrativo-financeiro. O dinheiro arrecadado foi gasto na gestão do ex-prefeito Sarto. Auditores do TCE e promotores de justiça estão em busca de saber onde o dinheiro foi empregado.
A cidade se sente aliviada. A população livre para melhor fazer outros gastos em família. Agora, cabe ao prefeito Evandro Leitão governar a quarta capital do País, sem o incômodo que a cobrança pelo lixo causava.
A cidade está passando por um processo de limpeza, numa iniciativa do prefeito para prepará-la ante o inverno. A prevenção salva vidas.