Ao saudar o novo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o ministro da Educação, Camilo Santana, fez uma grave denúncia. Acusou o ex-prefeito José Sarto de ter boicotado a instalação do ITA em Fortaleza. “Quero agradecer ao prefeito Evandro Leitão por ter, em poucos dias na gestão, liberado toda a documentação do ITA. O prefeito anterior dificultou”, disse o ministro para uma plateia de autoridades, empresários, políticos e estudantes.
O propósito de Camilo foi deixar claro que o ex-prefeito Sarto agiu politicamente, prejudicando o Estado do Ceará. “Foi um ato criminoso do Sarto”, disae o deputado De Assis Diniz, que considerou correto o ministro Camilo Santana externar o sentimento de decepção com Sarto por provocar atraso no processo de construção do prédio do ITA.
O PDT, partido de Sarto, tem como bandeira maior a defesa da educação. Nenhum integrante da legenda ou aliado do ex-prefeito se manifestou sobre a grave denúncia de boicote ao ITA pelo ex-prefeito Sarto.
O ITA no Ceará é, sem dúvida, o maior feito da história recente do Estado na área da educação. É o reconhecimento à inteligência cearense e mostra a força política da liderança de Camilo Santana. Ser contra é um crime contra o Ceará.