O Governo do Ceará, de forma acertada, está estimulando a ampliação do SAMU em todos os municípios cearenses e assumindo os custos. A medida vai mudar o comportamento de gestões municipais no trato da saúde.
O Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
É relevante assinalar que esse tipo de serviço faz parte da cadeia de atendimento integrado entre os municípios, estados e a União. É importante a soma de esforços.
Nada comum nos países ricos ou em desenvolvimento esse tipo de serviço gratuito. Manter ambulâncias em milhares de cidades no Brasil tem custeio altíssimo.
Vale ressaltar que a parceria não pode sofrer interrupção, como ocorreu em Fortaleza, onde a Prefeitura não cumpriu sua parte, deixando de pagar socorristas.
É Imperativo a sociedade, em geral, cobrar o funcionamento do SAMU que foi criado a partir da necessidade da população carente de ter um serviço ágil, gratuito e que salva vidas.