Poucos são os políticos que conseguem sucesso nas urnas por longos nove mandatos consecutivos. Ainda mais se tratando de um deputado estadual.
Em tempos nos quais a política fora submetida à sanha de aventureiros com o fito de desacreditar tudo e todos, a fim de crescer em nome da “independência”, vimos no Ceará um exemplo de que é possível acreditar no político cujo preceito de servir ao eleitor e à população, sobretudo da região que sempre o alçara a um mandato de deputado estadual em anos consecutivos.
Fernando Hugo Colares, o Dr. Hugo, médico formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – turma de 1977, eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990, a cada eleição, é reconduzido ao cargo, com uma soma de votos a qual analisada, revela um patrimônio que ratifica a condição de fenômeno nas urnas e nas ruas de Messejana e adjacências.
Esse patrimônio de votos é tão significativo que, diante de uma eleição renhida, como foi a última para prefeito em Fortaleza, ter o apoio de Fernando Hugo representa sair à frente em um bairro de grande adensamento populacional, no qual, pela trajetória dele, ainda há espaço para as lideranças naturais e àqueles cujo serviço prestado é posto em prova a cada quatro anos, com referendo para novo mandato. Prova disso é que Hugo elegeu em Messejana seus filhos Renan Colares (com dois mandados) e Marcel Colares. Este o segundo vereador mais bem votado do PDT, perdendo apenas para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e o sétimo vereador mais bem votado de Fortaleza.
Fosse um time de futebol, indubitavelmente, estaríamos diante de um fenômeno, cujo trabalho e compromisso com suas bases o tornaram o mais longevo deputado estadual em atividade no Ceará.