sábado, 23 de novembro de 2024

V Fórum Fetrans & SEST SENAT debate temática da tarifa zero no transporte público


Representantes do setor de transporte se reúnem, na próxima terça-feira (26), a partir das 8h, para debater desafios e impactos da implementação da tarifa gratuita no transporte público, durante a programação do V Fórum Fetrans & SEST SENAT Tarifa Zero. O evento, promovido pela Federação dos Transportes (Fetrans) e pelo SEST SENAT Fortaleza, apresentará experiências realizadas em municípios que adotaram a gratuidade no transporte público e os caminhos necessários para a viabilização sustentável do serviço. A programação é gratuita e se estende à participação de empresários, gestores e executivos do segmento e representantes do poder público, além de público geral interessado pelo tema. Para participar, é necessário realizar inscrição no site da Fetrans (fetrans. org. br).

Dentre os palestrantes e debatedores que marcarão presença no evento estão o atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim, responsável por implementar, em 2021, o programa “Bora de Graça” e tornar o município o maior do Brasil a implantar 100% da tarifa zero; Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus); Luís Guimarães, diretor executivo da empresa Vitória, que opera o transporte por ônibus na cidade de Caucaia; e Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú, que implementou o Programa Passe Livre em 2022, disponibilizando anualmente mais de 2,7 milhões de passagens gratuitas, beneficiando mais de 150 mil pessoas no transporte público municipal.

Há uma década atrás, menos de 20 cidades brasileiras adotavam a tarifa zero universal – em abril de 2024, eram 106. Um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aponta que, só em 2023, 36 cidades adotaram a política. Sete em cada dez iniciativas foram implementadas nos últimos quatro anos. À medida que os casos se disseminam, é importante avaliar os impactos e as práticas que tenham contribuído para as experiências mais bem-sucedidas. Questões como a garantia do direito social ao transporte e do direito à cidade contrastam com o receio da ausência de financiamento adequado e do comprometimento da qualidade do serviço, pontos que devem ser explorados pelo debate oportunizado pelo Fórum.

Além disso, o V Fórum Fetrans & SEST SENAT será uma oportunidade de networking e parcerias de negócios, que consolidem e impulsionem a inovação e a implementação de boas práticas no setor de transportes.