sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Mesa-redonda marca abertura do Hackathon “Tech Por Elas – Transformando o Futuro das Mulheres com Tecnologia”

Até 9 de novembro, o evento reúne workshops e mentorias para criar soluções inovadoras voltadas ao Portal para Mulheres

Com a temática “Mulheres e Tecnologia – Desafios e Oportunidades”, a mesa-redonda realizada, nesta quinta-feira (7), deu início ao Hackathon “Tech Por Elas – Transformando o Futuro das Mulheres com Tecnologia”. O evento é promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Amazon Web Services (AWS).

O debate, sediado no auditório da biblioteca da Unifor, contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, que abordou os desafios e as conquistas das mulheres no ambiente profissional, destacando a importância da inclusão e do avanço feminino na área de tecnologia. 

“A ideia surgiu a partir da necessidade de aumentarmos a participação feminina na área de tecnologia, que ainda é muito tímida, mas precisa ser incentivada. E não apenas a presença das mulheres na tecnologia, mas também a sensibilização dos homens que atuam nessa área, para que compreendam nossos desafios e se juntem a nós na construção de uma sociedade justa, próspera e com igualdade de oportunidades para homens e mulheres,” enfatizou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.

A mesa também foi composta pela Coordenadora de TI e Inovação da Vice-Governadoria e Secretaria das Mulheres do Estado Ceará Caroline Guerra, a Analista de Gestão de TIC da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice Lícia Bezerra, a bolsista de Produtividade do CNPq e Professora Titular na Universidade de Fortaleza (PPGIA) Andréia Formico, a empreendedora social, fundadora do Vem Cá Mulher e diretora do Criatividade Gestão Esportiva Camila Flor de Liz, a Customer Solutions Manager da Amazon Web Services Maria Carolina Cunha, e a representante de Novos Projetos no time de Setor Público AWS Beatriz Nunes.

O diálogo abriu espaço para reflexões sobre o papel da tecnologia como ferramenta de transformação, promovendo oportunidades para mulheres em áreas ainda predominantemente masculinas e fortalecendo o compromisso do Estado com a igualdade de gênero no setor.

O Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, professor Milton Sousa, destacou: “Estamos muito satisfeitos em participar, junto ao Governo do Estado, à Secretaria das Mulheres e à Vice-Governadoria, apoiando o desenvolvimento de soluções para o Portal das Mulheres e iniciativas que ajudarão a transformar a realidade das mulheres no Ceará. Esperamos, ao final, obter soluções criativas e inovadoras que realmente gerem um impacto positivo para as mulheres no estado.”

O evento, que segue até o dia 9 de novembro, incentiva o diálogo sobre igualdade de gênero e inclusão, além de oferecer uma série de workshops e mentorias voltadas à criação de soluções inovadoras para o Portal para Mulheres, uma plataforma dedicada às cearenses.

Durante os três dias de atividades, os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos por meio de workshops e mentorias, colaborando, trocando ideias e desenvolvendo projetos inovadores. O foco é criar ferramentas digitais que ofereçam soluções concretas e acessíveis para o Portal Único para Mulheres.

Para a estudante de Ciências da Computação, Marina Vergara, o hackathon é uma oportunidade para as mulheres demonstrarem seu talento e contribuírem para um futuro mais igualitário. “Participar de um hackathon voltado para as mulheres, com o objetivo de resolver problemas que nos afetam, é muito importante, pois nos permite conhecer outras participantes, trocar ideias e fazer um bom networking. A presença dos homens também é essencial, pois ajuda a ampliar a percepção de que as mulheres estão presentes e atuantes nesse mercado”, comentou Marina.

A criação do portal visa ser um espaço que centralize informações e recursos essenciais, facilitando o acesso aos serviços e promovendo o desenvolvimento e a autonomia das mulheres cearenses.

O Hackathon acontece até o dia 9 de novembro, na Universidade de Fortaleza. O evento reforça o compromisso da Secretaria das Mulheres de contribuir para um futuro mais inclusivo e tecnológico para as cearenses.