O Conselho Regional de Química da 10ª Região (CRQ X – Ceará) tem um novo presidente: João Aldésio Pinheiro Holanda. Ele afirma estar tranquilo diante do desafio – substituir o ex-presidente Claudio Sampaio Couto, químico reconhecido no Estado e um dos fundadores do CRQ X.
João Aldésio tem uma extensa carreira acadêmica: licenciado e bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutor pela Universidade de Nice (França). Foi professor da UFC e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Na UFC, além de aulas na graduação e pós-graduação, foi coordenador do curso de graduação em Química, coordenador do curso de mestrado em Química Inorgânica e pró-reitor adjunto de Pesquisa e pós-graduação da UFC.
Assim como o ex-presidente Sampaio Couto, João Aldésio figura entre os fundadores do CRQ X e, nos últimos 20 anos, ocupou função na Alta Governança do Regional. Sobre o antecessor, considera que ele “deixou característica de liderança nata”, mas que há espaço para novas ideias.
“Pretendemos ter uma gestão com o apoio próximo de todos os membros da Diretoria, que ficarão responsáveis para acompanhar o trabalho do corpo de funcionários, levando para as reuniões da Diretoria sugestões de melhoria. Particularmente pretendo providenciar um ambiente digital ao CRQ X que hoje possui documentos em pastas, nos arquivos de aço. Vamos unir esforços para o engrandecimento do Sistema CFQ/CRQs e dos profissionais da Química”, afirma.
O novo presidente afirma que pretende aproximar cada vez mais o CRQ X dos profissionais da Química do Ceará e fala com orgulho da profissão. Ele acredita que é preciso conduzir as ações do CRQ no sentido de elevar a autoestima da comunidade da Química e mostrar sua importância para a sociedade.
“Nós, profissionais da Química, somos seres privilegiados por Deus ter nos dado a condição de co-criadores de Sua obra. Portanto, a Química tem origem divina e cabe, a cada um de nós, contribuir cada vez mais para um mundo melhor, que beneficie a humanidade inteira, pois a Química está presente mesmo antes de a gente nascer. Está presente também nas nossas atividades diárias, do comer, do vestir, da locomoção, até nas viagens interplanetárias. Quão maravilhosa é a Química e quanto orgulho tenho por ser profissional da Química!”, concluiu João Aldésio.