“É uma oportunidade de compartilhar informação, de trazer novos programas e mostrar aquilo que já está sendo executado no estado”. Assim definiu a vice-governadora Jade Romero, na manhã desta sexta-feira (22), o 1º Encontro Regional de Gestores Eleitos e Reeleitos do Ceará. O evento foi realizado a partir de parceria entre os governos Federal, através da Caixa e da Secretaria de Relações Institucionais, e Estadual. “É também para que a gente consiga executar bem a política, fazendo avançar o Ceará e Brasil, com a parceria dos municípios”.
Jade Romero considerou, ainda, importante destacar a parceria entre Governo do Estado, Governo Federal e os municípios. “A vida acontece nas cidades. Está de parabéns o Governo Federal por trazer a Caixa Econômica e o Ministério da Educação, ampliando os conhecimentos dos nossos prefeitos, vice-prefeitos, dos gestores municipais, para fortalecermos a articulação entre os governos federal, do Estado e os municípios”.
A principal proposta do Encontro é qualificar as prefeitas e os prefeitos eleitos para mandatos dos próximos quatro anos. Para tanto, contou com painéis direcionados aos responsáveis pela administração municipal sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada.
Dos 184 municípios cearenses, 95 terão novos prefeitos e prefeitas a partir de 1° de janeiro de 2025. Especialmente para os novatos à frente da gestão municipal, capacitar é de suma importância.
O Encontro Regional tem ainda como propósito apresentar as possibilidades de parceria com a Caixa, promovendo o desenvolvimento do país por meio de projetos de habitação, infraestrutura e saneamento.
Parcerias Público-Privadas (PPPs) também foram apresentadas. A vice-presidente de habitação da Caixa, Inês Magalhães, prega que a missão é transformar o Brasil. “E a gente transforma contribuindo para implementação de políticas públicas nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano e, também, com a transferência de renda, como ocorre com o Pé-de-Meia, implementado pelo ministro Camilo Santana, que tem feito um importante trabalho, e o Bolsa Família, que já é dos nossos programas mais longevos”, relatou.