Em colaboração com a Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) visitaram a comunidade Pio XII, nesta terça-feira (12/11), em uma iniciativa que tem como objetivo identificar e compreender as demandas dos moradores, com foco em questões jurídicas, iniciativas de empreendedorismo e desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Essa é a segunda turma a participar dessa parceria entre a Alece e a Unifor. Neste primeiro momento, a nova turma de alunos conheceu ruas, espaços e moradores da comunidade - também conhecida como Pau Pelado - ao lado da Casa Legislativa.
Posteriormente, os estudantes devem realizar entrevistas com os moradores e fazer mapeamento das deficiências para avaliar as condições e necessidades da população. Essas ações ajudarão na formulação de possíveis projetos de apoio e intervenções sociais, bem como na elaboração de relatórios que poderão servir de subsídio para ações futuras junto à comunidade.
Cerca de vinte estudantes das disciplinas de Empreendedorismo e Sustentabilidade dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Jornalismo, Moda e Publicidade, participaram da visita, todos sob orientação da professora Roselene Couras.
A analista de projetos da Célula de Cidadania e Fomento ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social, Gardênia Aguiar, avalia que o trabalho tem causado um impacto positivo para a comunidade, pois possibilita conhecer as necessidades dos moradores e realizar ações efetivas para suprir suas demandas, bem como subsidiar políticas públicas.
“Esse mapeamento nos faz conhecer as necessidades da comunidade dentro da comunidade. Como fruto dessa parceria, fizemos várias ações, nessa comunidade e em outras. Aqui, em especial, pois são nossos vizinhos. Então a gente sempre está aqui, através do Comitê de Responsabilidade Social da Alece”, disse.
Foto: Celso Oliveira
A professora Roselene Couras explicou que a comunidade é totalmente impactada pela ação. Segundo ela, desde a primeira turma de alunos, é realizado um verdadeiro censo, no qual se detectam o número de habitantes, o grau de instrução dos moradores, as pessoas que moram de aluguel ou têm a casa própria, a renda, quantos filhos, quantos meninos, quantas meninas. "Os dados são direcionados para a Assembleia Legislativa, para que ela, em posse dessas informações, possa realizar ações efetivas e bem fecundas para a comunidade. Então toda a comunidade sai ganhando com nossos momentos aqui dentro”, ressaltou.
Larissa Learth é advogada e aluna do 7° semestre do curso de Ciências Contábeis da Unifor. Para ela, essa é uma experiência enriquecedora, pois possibilita a saída da sala de aula, do conforto e proporciona a prática do que a disciplina propõe. “Nesse projeto, a gente utilizou como base não apenas a nossa disciplina, utilizamos também bagagem das disciplinas anteriores, semestres anteriores, então foi algo enriquecedor. E entrar na comunidade foi como sair do mundo fictício e entrar no mundo real, para entender as dores da comunidade e poder, a partir disso, conseguir montar projetos que a beneficiem”, destacou.
A dona de casa Geuzilene Batista, moradora da comunidade há 52 anos, avaliou como positiva a parceria da Alece com a Unifor, sobretudo pela atenção que tem sido dada à comunidade. Segundo ela, os moradores já foram beneficiados com suporte jurídico para pessoas que precisavam dar entrada na aposentadoria e benefícios, ações para crianças e para as mulheres. “Foram duas mãos dadas que vieram para somar com nossa comunidade, pois eu creio que essa semente que foi plantada pela Unifor e pela Alece vai dar muitos frutos para a gente”, almejou.
RECONHECIMENTO
De acordo com a professora Roselene Couras, a primeira turma, no último semestre, realizou dez ações na comunidade, como auxílio jurídico a empreendedores, idosos, iniciativas para crianças e dia de autocuidado para mulheres que moram no local.
Essas ações resultaram também em seis artigos publicados, todos sobre a comunidade. Dois deles estão entre os melhores do evento Encontros Científicos 2024, que faz parte do calendário anual da universidade e incentiva a pesquisa científica e docência nas mais diversas áreas do conhecimento.
Ainda conforme a professora, um desses artigos ficou em 2° lugar geral e receberá menção honrosa da Universidade de Fortaleza, nesta quarta-feira (13/11). “Esse é um momento muito especial para nós, de maneira especial para mim, professora do curso de Ciências Contábeis, e aqui representando todos os meus colegas que participaram dessa ação, todos os alunos. Nós tivemos muitos alunos envolvidos, nós tivemos uma comunidade inteira envolvida nesse processo, então realmente é algo bem especial para a gente”, afirmou.
PARCERIA
A Alece, por meio da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, do Comitê de Responsabilidade Social, e a Unifor, por meio do seu Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade, assinaram o acordo de cooperação técnica, no último mês de março, com a finalidade de incentivar capacitações voltadas para o empreendedorismo socioambiental.
A iniciativa busca também proporcionar aos estudantes uma experiência prática e uma visão ampliada das realidades sociais e desafios enfrentados pelas comunidades.