O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), vai iniciar a obra de duplicação do Eixão das Águas do Ceará, ampliando a capacidade de adução de 11 m³/s para 22 m³/s e duplicando a vazão, onde a capacidade de adução passará a ser máxima.
A obra aumentará a oferta de água do Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza e para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, além da resolução das demandas de irrigação, representando um ganho de eficiência hídrica para o atendimento de diversos usos (abastecimento humano, agricultura irrigada e indústria) e um novo arranjo para o atendimento dos perímetros irrigados do Vale do Jaguaribe.
A duplicação acontecerá com a instalação de três grupos de motobombas na estação de bombeamento, além de equipamentos hidromecânicos remanescentes dos canais (comportas de controle de vazão) e instalação de segunda linha de tubulação em aço carbono.
O crédito para a realização desta importante obra foi aprovado na manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Ceará, e vai atender uma população de mais de 4.600.000 pessoas, o que representa metade da população cearense.
O Eixão das Águas foi construído no ano de 2003 com metade da vazão permitida (3 bombas), o que era suficiente e necessário para a época. O projeto inicial já previa uma duplicação quando necessário, incrementando a garantia do abastecimento do Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza através das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco.