Alan Macêdo, prefeito de Milhã, no Sertão Central, está na lista dos melhores gestores do Ceará, sendo reeleito pedindo à oposição para lançar um candidato.
Numa visão de gestor, decretou emergência extrema no município por falta d’água. O alerta fez surgir movimentação nos governos estadual e federal. O pedido foi aceito e outros municípios já estão conseguindo o reconhecimento de calamidade. É o caso de Acopiara.
Com responsabilidade, Alan Macêdo, antes de tomar decisões, se alinhou ao Governo do Ceará, tratou o caso com o governador Elmano e está garantindo o abastecimento, com poços profundos e carros-pipa. A água será para consumo humano e de animais.
A FUNCEME não sinalizou uma boa pré-estação a se iniciar. A estiagem já consome vários reservatórios que não receberam recarga. Deve castigar algumas áreas conhecidas como difíceis, entre as quais citamos o Sertão Central e Inhamuns.
O projeto Malha D’água, criado no governo Elmano e em execução, vai resolver o abastecimento de água no Sertão Central, com a interligação de bacias. A primeira fase será concluída em março, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos. O inverno de 2024 foi bom, mas não choveu nas nascentes de muitos rios.