O prefeito de Santo Inácio do Piauí, Tairo Moura Mesquita (PT), e seu pré-candidato a sucessor, Auro Aparecido de Carvalho (PT), foram multados por propaganda eleitoral antecipada e por divulgação de pesquisa eleitoral não registrada. Os valores das multas são de R$ 5 mil e R$ 52.205,00 , respectivamente.
A determinação da Justiça ocorreu após representação movida pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral, que averiguou que foi propagada uma pesquisa eleitoral fraudulenta, realizada pelo Intenção Instituto de Pesquisa Ltda., com o objetivo de induzir os eleitores a erro. A ação teria ocorrido durante um evento de filiação partidária realizado no último dia 22 de março na cidade.
Segundo o MPPI, durante a festa, o chefe do Executivo afirmou que Auro Aparecido teria 92% de aprovação no município e que “de cada 10 casas entrevistadas, oito votam no pré-candidato”, além disso, foram publicados vídeos na rede social do prefeito divulgando a pesquisa, a qual não há registro no sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral, referente às eleições deste ano.
A representação incluiu também o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Santo Inácio do Piauí e Intenção Instituto de Pesquisa Ltda. No entanto, o juiz Eleitoral da 90ª Zona de Simplício Mendes, Luiz de Moura Correia, entendeu que não houve participação nessa divulgação por parte do instituto de pesquisa nem do diretório do partido político.
A equipe de reportagem da Teresina FM entrou em contato com o prefeito Tairo Mesquita, bem como com o pré-candidato Auro Aparecido, mas até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.