Numa ação inédita, Caucaia, no Ceará, decreta o fim das catracas, retirando o equipamento de todos os ônibus que circulam na cidade. O gesto marca a consolidação definitiva da tarifa zero no transporte público municipal.
Com a segunda maior população do Estado do Ceará, Caucaia completa três anos do programa de tarifa zero no transporte público, o Bora de Graça, em todo seu território de 1.227,9 km². Lançado em setembro de 2021, a iniciativa se consolidou e provou que é possível ser replicada em outras cidades.
O programa impactou a população em vários aspectos, representando um ganho econômico e social. Com transporte de graça e mais acesso à cultura e lazer, além de permitir que quem está em busca de trabalho não tenha custo nos percursos a procura de um emprego. A ação também teve avanço na questão ambiental, com a redução de veículos nas ruas, menos emissão de CO2 e maior fluidez do trânsito.
Por tantos bons motivos, e para reafirmar a consolidação do “Bora de Graça”, a prefeitura do município promove a remoção definitiva das catracas que ainda permanecem nos 70 ônibus da frota operacional, que ainda representavam a necessidade de pagar por uma passagem.
SEM CATRACAS, MAIS AVANÇOS
Além de desnecessárias, já que não existe mais a cobrança da passagem, ou o uso do vale-transporte, os equipamentos nos ônibus provocavam desconforto para mulheres grávidas, pessoas obesas e obstáculo para
deficientes físicos, e visa promover a igualdade nas cerca de dois milhões de viagens realizadas mensalmente.
O MEMORIAL: CATRACAS VIRAM OBRA DE ARTE
No próximo dia 12 de setembro, além do ato simbólico de retirada dos equipamentos dos primeiros ônibus, o evento “Abolição das Catracas” inaugurará um memorial. O artista Narcélio Grud vai transformar o agora objeto do passado em obras de arte. As esculturas serão instaladas na praça do Anfiteatro, onde servirão de memória de um passado recente e objeto interativo para a população.
Serviço:
3 anos do programa Bora de Graça e fim das catracas.
Local: Praça do Anfiteatro – Rua: Coronel Correia, Centro.
Dia: Quinta-feira (12), às 9h