Nas últimas semanas, o clima eleitoral em Jijoca de Jericoacoara tem sido marcado por uma atitude preocupante, por conta de mensagens intimidatórias feitas supostamente por facções em grupos de WhatsApp, tentando coagir a população a não comparecer aos comícios do candidato da situação, Márcio Aldigueri (PSD), após o mesmo disparar nas pesquisas eleitorais. O teor das mensagens sugere graves consequências para aqueles que optarem por participar dos eventos políticos de Márcio Aldigueri, espalhando medo entre os eleitores.
Esse tipo de comportamento fere diretamente a democracia e a liberdade de escolha política da população jijoquense, um direito fundamental garantido pela Constituição. O clima de intimidação gera uma onda de medo, pois impede que os cidadãos exerçam seu direito de participar livremente do processo eleitoral. A disseminação dessas mensagens é uma clara tentativa de amedrontar e limitar a participação dos eleitores nos atos de campanha do candidato Aldigueri, prejudicando o processo democrático justo e livre.
Este tipo de coação deve ser repudiado por todos os que acreditam na importância do debate político e na liberdade de expressão. As autoridades competentes já foram notificadas para apurar a origem dessas ameaças e garantir a segurança da população durante os eventos eleitorais.
Confira na íntegra o texto que vem sendo disseminado nos grupos de WhatsApp do município:
_"Viemos através deste, informar que está proibido todos os cidadãos e amigos de participar do comício do então candidato a prefeito Márcio Aldigueri, não apoiamos e não aceitaremos apoio a esse crocodilo disfarçado de candidato. Queremos deixar claro nosso posicionamento e total repúdio a qualquer ação do mesmo dentro da nossa cidade. Que seja respeitada nossa ideia e qualquer um que venha a desrespeitar esteja, neste momento, já ciente que terá consequências. Então, para evitar maiores problemas, que vocês fiquem em suas casas e não compareçam ao comício desse crocodilo. Iremos acompanhar e teremos ciência dos que vierem a desacreditar! (Só não esqueçam das consequências)."_