O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), reuniu-se com membros do trade turístico da Capital na manhã desta quinta-feira (29/08). O intuito foi apresentar resultados dos investimentos em turismo e eventos e ouvir as sugestões dos representantes do setor, de modo a fortalecer as políticas públicas desse segmento, que já tornam a Cidade a mais procurada do Brasil. Na ocasião, Sarto também reforçou seu compromisso de unificar a orla na próxima gestão.
“Já somos o primeiro PIB do Nordeste. Agora, temos um grande desafio: integrar a Praia do Futuro com toda a orla, à beira-mar, desde a Praia da Barra do Ceará. Será um investimento que estamos discutindo com toda a comunidade, impactando positivamente os 33 km de praias de Fortaleza”, afirmou.
Sarto exaltou, também, a oportunidade de ter requalificado a Ponte dos Ingleses, principal cartão postal de Fortaleza. Fechada há seis anos, a obra, retomada e finalizada pela Prefeitura, contempla a reconstrução dos quatro quiosques, o pavilhão central, a torre de observação e o tablado do pôr do sol, além de novo e piso e guarda-corpo em concreto, mais resistentes a danos causados pela maré. Também reinstalada a da escultura La Femme Bateau, obra de Sérvulo Esmeraldo.
“Entregamos esse ícone da história e da cultura da cidade, a Ponte dos Ingleses, que o Estado não fez e nós pegamos e entregamos. Estou muito feliz por devolver esse equipamento a Fortaleza”, salientou.
No evento, a diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Ivana Bezerra, agradeceu a parceria da Prefeitura para a promoção e o desenvolvimento do turismo em Fortaleza. “Estamos contentes com a parceria e com o trabalho de divulgação que temos feito. Sabemos da relevância do turismo na arrecadação. Portanto, é essencial manter esse apoio e continuar valorizando a hotelaria e o turismo em nossa economia”, declarou.
Realizações no turismo
Fortaleza se consolidou como um hub aéreo internacional, com voos internacionais semanais, incluindo destinos como Lisboa, Paris, Miami, Orlando e Buenos Aires, e estão confirmados voos para Paris e Santiago. A cidade também lidera nas ferramentas de busca de viagens, sendo a mais buscada do Brasil nas plataformas Airbnb e Semrush para viagens nacionais e festas de Réveillon, além de figurar entre os destinos mais procurados nos sites Booking e Decolar.
Dentre os principais projetos de turismo da Capital está o premiado Praia Acessível, que com com duas estações de atendimento, já ofereceu 11.170 atendimentos até junho de 2024. Além disso, iniciativas como a Por do Sol Fortaleza, Rota da Cachaça e a Rota da Gastronomia Cultural, promovem experiências culturais, gastronômicas e musicais.
Estabelecimentos comerciais do ramo estão sendo certificados com os selos Fortaleza Bilíngue (114), Nômades Digitais (74) e Fortaleza Pet Friendly (210), promovendo atrativos qualificados e mais atrativos para o turista.
Por sua vez, a Escola do Turismo de Fortaleza, lançada em junho de 2021, já capacitou mais de 2.500 pessoas através de cursos, oficinas, workshops e palestras.
Os atendimentos ao turista são oferecidos em diversas localizações da cidade, incluindo o Mercado Central, Estoril, Aeroporto, Rodoviária, Paço Municipal e Beira-Mar, com serviço de atendimento bilíngue, fornecimento de informações úteis sobre a cidade e disponibilização de material informativo.
O esporte também é um atrativo turístico que recebe investimentos do Município. Um exemplo disso é o Movimento Fortaleza Capital do Kite, que visa promover a Barra do Ceará como um destino para kitesurf e inclui iniciativas como o Juventude no Kite e Fortaleza Radical.
Além disso, o Plano de Marketing Turístico de Fortaleza inclui uma série de eventos realizados e planejados para promover a cidade, com destaque para feiras e seminários internacionais e nacionais.
O Programa Especial de Incentivos Fiscais ao Turismo de Fortaleza, assinado no final de 2022, visa estimular a hotelaria com reduções em impostos para a instalação de novos empreendimentos, sobretudo na região da Praia do Futuro, em até 95%. Também foi implantada a redução de até 60% nas taxas sobre o serviço de hospedagem.