O Estado também predomina na lista dos 50 municípios com as melhores notas, ocupando 20 posições
O Ceará segue sendo destaque na educação nacional. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa quarta-feira (14), o Ceará tem as 10 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A unidade com o melhor Ideb no Brasil em 2023, no recorte que avalia do 1º ao 5º ano, é a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, do município de Coreaú.
O governador Elmano de Freitas comemorou o resultado positivo do Ceará na educação. “Nós temos muito orgulho do resultado do Estado do Ceará nesse anuncio do Ideb [2023]. Quando consideramos os anos iniciais e escola pública, temos a melhor colocação, o primeiro lugar nos anos iniciais e primeiro lugar nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, seguimos sempre avançando e sempre melhorando”.
A Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, de Coreaú, teve 10 no Ideb, 4,3 pontos a mais que a meta estabelecida para a escola – de acordo com a base do Ideb 2021, também utilizado pelo MEC para 2023. Dentre as 21 escolas que alcançaram a nota 10, na lista nacional, 15 são do Ceará.
As 10 escolas cearenses, que estão no topo da lista do Ideb 2023, nos anos iniciais do Fundamental, são:
Escola Municipal Nossa Senhora da Paz – Coreaú
João Evangelista Da Cruz EEF – Cruz
Macario Jose De Farias EEF – Cruz
Renascer EEIEF – Itapiúna
Antonia Ferreira Dos Santos EEIEF – Mucambo
Jose Domingos De Alcântara EEIEF – Mucambo
Francisco Severiano Sousa EEF- Novo Oriente
EEMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
EEMTI Alzira Maria De Araujo – Pires Ferreira
Escola Leonilia Gomes Parente – Pires Ferreira
O destaque do Ceará não para nos anos iniciais. Na lista com as 10 melhores escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, seis são cearenses. Inclusive o primeiro lugar, que ficou com a EMTI Francisco Ferreira Santiago, do município de Pires Ferreira. As seis escolas cearenses em destaque nessa categoria são:
EMTI Francisco Ferreira Santiago – Pires Ferreira
ETI José Peregrino De Vasconcelos – Sobral
EEMTI Alzira Maria de Araujo – Pires Ferreira
EMEF Jose Brandao de Albuquerque – Jijoca de Jericoacoara
EEMTI Manoel Farias Mororó – Pires Ferreira
EEMTI Centro Educacional Rural – Pires Ferreira
O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou o legado da Política de Estado na educação. “O Ceará, como sempre, se destacando. Quero parabenizar todos os professores, gestores escolares, secretária de Educação do Estado, secretários e secretárias municipais, prefeitos e prefeitas. O Ceará mostra para o Brasil a importância do regime de colaboração dos entes federados para o avanço da educação básica no nosso estado”.
Um caminho para seguir
Orgulhosa do resultado da política educacional realizada no Ceará, a secretária de Educação, Eliana Estrela, explicou o impacto que os resultados divulgados pelo MEC têm na construção de melhorias na educação do Ceará.
“O Ideb mostra que o nosso regime de colaboração com os municípios produz resultados consistentes. A rede pública de Ensino Fundamental é atribuição dos municípios, mas no Ceará eles contam com a parceria firme do Governo do Estado. Nós apoiamos com uma série de ações, como formação continuada para os professores, material didático estruturado e produzido dentro da nossa realidade, e o sistema de avaliação Spaece. Tudo isso se dá por meio do Programa de Aprendizagem na Idade Certa, hoje Paic Integral, porque está também ajudando na implementação do tempo integral no ensino fundamental”.
O destaque para o Ceará também veio no índice por municípios. Entre as 50 cidades com maiores notas do Ideb 2023, no 9º ano do ensino fundamental, 36 são do Nordeste, sendo 20 apenas do Ceará. Nesta lista, o Ceará aparece com as cidades de Pires Ferreira, Deputado Irapuan Pinheiro, Catunda, Ararendá, Novo Oriente, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Monsenhor Tabosa, Milhã, Independência, Tamboril, Cruz, Ipaporanga, Nova Olinda, Pedra Branca, Bela Cruz, Brejo Santo, Groaíras, Itaiçaba e Uruoca.