quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Deputada Larissa Gaspar quer criar Centro de Atenção Especializada em Transtorno do Espectro Autista e instituir o Censo Plurianual sobre o TEA no Estado


Reafirmando o compromisso do seu mandato com a luta pelos direitos das pessoas neuro divergentes, a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Indicação Nº 273/202, que trata da criação do Centro de Atenção Especializada em Transtorno do Espectro Autista (CATEA) e dos Núcleos de Atendimento Especializado em Transtorno do Espectro Autista (NATEA) e institui o Censo Plurianual Sobre o TEA (CENSOTEA) no Estado do Ceará.

O Centro de Atenção Especializada em Transtorno do Espectro Autista e os Núcleos de Atendimento Especializado em Transtorno do Espectro Autista serão vinculados à Secretaria Estadual de Saúde (SESA). A proposta de criação desses dois modelos de equipamentos e de uma ferramenta de aferição demográfica é inovadora e pode significar a criação de um novo paradigma de atendimento integral em saúde à diversidade psíquica da população cearense.

O CATEA visa à qualificação do atendimento para pessoas com essa condição específica. Além de realizar uma abordagem multiprofissional, com pessoas especialistas sobre o tema, o ambiente concentra competência para fortalecer evidências científicas sobre o TEA, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tratamentos e técnicas adequadas e motivar o debate referente ao transtorno no Ceará.

O Centro é um ponto focal para o território do Estado, vez que o projeto também cria os Núcleos de Atendimento Especializado, que nas macrorregiões do Ceará. Essa ideia democratiza o acesso à saúde mental e física de pessoas autistas, porque pretende vascularizar um atendimento especializado para municípios distantes da capital, que muitas vezes estão desprovidos de assistência adequada e de profissionais especialistas.

Já o Censo Plurianual Sobre o Transtorno do Espectro Autista é um instrumento de avaliação demográfica, executado de 4 em 4 anos, que permite diagnosticar as condições e as necessidades dos autistas, bem como identificar, mapear e cadastrar o perfil econômico, social, étnico, racial e cultural desse segmento populacional, tendo por objetivo subsidiar a construção e o aprimoramento das políticas públicas e ações estatais voltadas a este público e seus familiares.