segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Com implantação de novos serviços e setor de politrauma, Hospital Regional do Sertão Central passa a funcionar 24h para urgência e emergência

Com esses serviços, o hospital completa 100% do cronograma de entregas

Mais um importante passo no fortalecimento da regionalização da saúde do Ceará foi dado nesta segunda-feira (19). O Governo do Ceará implantou o setor de politrauma e outros novos serviços no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) para atender aos 20 municípios da região. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas; da secretaria da Saúde, Tânia Mara Coelho; e outras autoridades.

Agora, o HRSC conta com urgência e emergência 24 horas para pacientes com intercorrências de trauma, como Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Ferimento por Arma Branca (FAB), Ferimento por Arma de Fogo (FAF), queda da própria altura e acidentes de trânsito. Com isso, os casos da região passam a ser atendidos em Quixeramobim, evitando a necessidade de deslocamento para atenção especializada em unidades de saúde de Fortaleza ou no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.

“Eu vinha andando nos corredores, encontrei uma senhorinha esperando para ser atendida, e ela me disse ‘Governador, obrigada. Tem mesmo que aumentar o atendimento aqui mais e mais, para a gente não ter que sofrer indo pra Fortaleza, para a gente ser atendido aqui como agora’, e são depoimentos assim que fazem entender a importância do momento”, compartilhou o governador Elmano de Freitas. “Ver essas pessoas, que por mais que estejam em um hospital, têm um olhar tranquilo e de esperança, é a certeza da entrega de um bom serviço”, continuou.

O HRSC funciona para cuidar de mais de 600 mil habitantes dos 20 municípios da Superintendência Regional de Saúde do Sertão Central, que são: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Nesse compromisso de desafogar a rede de saúde pública da Capital e regionalizar a assistência, foram entregues 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 33 leitos de observação e duas novas salas de cirurgia. Além disso, o hospital passa a oferecer serviço de Urologia, e exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) – procedimento de imagem usado no diagnóstico e tratamento de doenças da vias biliares.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, enfatizou a importância de concluir a oferta de serviços médicos no Sertão Central. “Nós trabalhamos em rede para o nosso paciente ser atendido na hora certa e no lugar certo. Isso aqui garante que, não só o trauma, mas paciente com AVC (Acidente Vascular Cerebral) e pacientes que precisem de outros atendimentos não sejam referenciados para Fortaleza, passem a ter atendimento aqui”.

Com as entregas realizadas, o HRSC passa a ter 100% da sua capacidade operacional, somando um total de 254 leitos. Projeta-se que, por mês, cerca de 500 atendimentos sejam realizados no serviço de politrauma do HRSC, totalizando aproximadamente 2.500 mil atendimentos até o final do ano.

“Essa ampliação de serviço é um investimento do suor sagrado do povo cearense. Por isso a nossa alegria de entregar esses serviços para a população do Sertão Central”, ressaltou o governador. “Nós sabemos a diferença que a distância faz para o tratamento do cidadão. É o aspecto de aumentar a capacidade de salvar vidas, porque o tempo para o atendimento é crucial em situações mais graves. Então o que estamos fazendo aqui é ampliar os serviços e nossas condições de salvar vidas”, completou Elmano de Freitas.

O diretor-geral do hospital, Cristiano Rabelo, enfatizou que, com os novos serviços entregues, o compromisso da equipe é entregar “um serviço de excelência”. “Trazer mais esse serviço para a nossa região é um pedido antigo da população. Então, a alegria é da população geral, dos nossos pacientes, mas também dos funcionários”, comentou. Para dar conta da nova demanda, 300 novos profissionais que estão sendo admitidos. “Temos a certeza que aqui será entregue um serviço humanizado e de excelência para a população cearense”, concluiu.

Regionalização

Em menos de dois anos, já foram entregues dois serviços de Oncologia especializada e dois serviços de politrauma para o Interior, nos hospitais regionais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe. “Nosso objetivo e compromisso é que, cada vez mais, a gente amplie a atenção especializada, os atendimentos de alta complexidade para todo o Estado do Ceará. É uma ampliação de atendimento, garantindo qualidade e humanização”, afirmou Tânia Mara Coelho.