domingo, 19 de maio de 2024

Estudoo da Uece e UERJ revela impacto do fast food nos hábitos alimentares


O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), publicado no início do mês de maio, na “Revista de Nutrição”, revela uma mudança significativa nos hábitos alimentares dos brasileiros ao longo de uma década, de 2008 a 2018.

Os dados indicam que o aumento do consumo de fast food está diretamente ligado ao aumento do sobrepeso e da obesidade na população. Além disso, o estudo indicou que houve uma redução no consumo de alimentos como frutas, café, chá, peixes, frutos do mar, carnes processadas, leite e derivados. Por outro lado, houve um aumento no consumo de frango e de ovos, possivelmente relacionado à crise econômica enfrentada pelo país durante o período estudado.

Embora a população brasileira ainda consuma arroz e feijão em maior quantidade, o estudo ressalta a tendência de redução no consumo desses alimentos ao longo do tempo, como comenta a professora da Uece, llana Nogueira Bezerra, uma das autoras do Estudo.