Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do turismo, sem esquecer do manejo correto do Meio Ambiente. Além dos turistas e cidadãos, quem parece aprovar também estas políticas públicas são as tartarugas marinhas, que têm no município um espaço seguro e propício para a desova da próxima geração.
Até o momento, foram 125 ninhos registrados na orla caucaiense. Nesta segunda-feira (15), aconteceu a abertura de 6 desses, totalizando 573 filhotes de tartarugas nascidas em Caucaia. Para o Gerente de Orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, a partir de agora, eventos como esse serão cada vez mais comuns, já que a temporada de postura de ovos começa em dezembro, mas entre os meses de janeiro e março, se intensificam. Consequentemente, os meses de abril e maio são os com maiores incidências de nascimento.
“Elas nasceram durante a noite de domingo para segunda, com predominância em áreas não urbanas, e aferimos a quantidade com base nos vestígios deixados nos ninhos. Em Março, já tivemos várias aberturas de ninhos, e em abril e maio devemos ter um pico de nascimento”, revela Thiago.
Educação ambiental
Durante a temporada de abertura de ninhos, a equipe do IMAC realiza um trabalho de integração com as escolas públicas do município. Na última quinta-feira (11), alunos da escola municipal Helena de Aguiar Dias, do Cumbuco, participaram de uma aula expositiva sobre o trabalho do Instituto.
“Difundir o conhecimento sobre as tartarugas marinhas, em especial sobre as que são registradas no nosso litoral, compartilhar os resultados obtidos até agora sobre nosso trabalho e sensibilizar para a consciência e a preservação ambiental são alguns dos objetivos dessa ação, disse Leandro Araújo, presidente do IMAC. “Educação ambiental na veia, com resultados práticos e vivências no nosso município”, finaliza.