segunda-feira, 1 de abril de 2024

Governador Elmano terá que atuar para manter base aliada sob controle


Na política, a busca pelo consenso é a tarefa mais dificil. Sempre ficam arestas, alguém descontente. Faz parte do processo democrático, onde todos querem conquistar o poder.

Elmano de Freitas foi eleito governador do Ceará apoiado por 13 partidos, prefeitos e seu carro-chefe, dirigido pelo presidente Lula e o popular Camilo Santana.  

Na articulação para compor palanques, acertos políticos com lideranças municipais fizeram parte. Elmano pretende cumprir, já anunciou. 

Os atores unidos na eleição de 2022, que estavam no mesmo projeto montado por Camilo Santana e Elmano, seguem na base do governo, mas nos municípios estão divididos. É um complicador. “Vou cumprir o compromisso assumido”, disse Elmano. 

A intervenção política do PT em Iguatu mostra claramente que será cumprido o compromisso de apoiar o aliado Agenor Neto, para vencer ou acabar derrotado. Em Pacatuba, Elmano deve evitar. A corrosão política por corrupção o liberou do compromisso. Em Camocim, irá apoiar Evaldete Ferro contra a atual prefeita Betinha.