quarta-feira, 27 de março de 2024

Projeto cria a Política Municipal de Ciclologística em Fortaleza


Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei 465, de autoria do líder do PSB na Casa, vereador Léo Couto, que propõe a criação da Política Municipal de Ciclologística. O objetivo da proposta é regulamentar, promover, estimular e monitorar a logística sustentável na cidade.

Segundo o texto do projeto, mais da metade das entregas realizadas na cidade poderiam ser feitas por bicicletas, desde que os produtos não ultrapassem o peso de 200 quilos. Além disso, as entregas de documentos, produtos de pequeno volume, alimentos e refeições têm crescido exponencialmente na capital, garantindo a milhares de entregadores trabalhos autônomos ou contratações formais em estabelecimentos especializados em entregas.

Para o parlamentar, as bicicletas ambientalmente corretas diminuem os custos de entrega e agilizam a movimentação dos carteiros em grandes centros urbanos. "A iniciativa já vem sendo adotada pelos Correios, que aumentou frota de bikes cargueiras elétricas e deve chegar a 2,6 mil unidades por todo o Brasil", justifica.

"A ciclologística se apresenta, portanto, como uma área de interesse estratégico para políticas públicas que visam enfrentar as principais questões relacionadas à qualidade de vida na cidade, além de gerar oportunidades de emprego e renda de maneira sustentável", reforça o parlamentar. Léo ressalta que o modelo proposto na lei já é adotado com sucesso na cidade de São Paulo, demonstrando sua capacidade de se adaptar às necessidades e características de Fortaleza.