domingo, 10 de março de 2024

Papel da Casa: Elmano entrega registros de imóveis para moradores de Conjuntos Habitacionais


O governo Elmano está regularizando Conjuntos Habitacionais, resgatando uma dívida social de quase 60 anos. São imóveis que foram vendidos e financiados pela COHAB, a Companhia de Habitação do Ceará.  

A empresa está em processo de liquidação há quase 30 anos e tem uma carteira de cerca de 35 mil imóveis para regularizar. As pessoas pagaram, mas não receberam escritura e registro.

Cerca de 1.500 documentos foram entregues, neste final de semana. Saão demandas de Caucaia (Nova Metrópole), Acaracuzinho (Maracanaú) e Jereissati (Pacatuba). 

O Conjunto José Walter, que completou 60 anos e é o mais antigo de Fortaleza, está fora do processo de regularização. No futuro, deve entrar na pauta. 

Embora distante de zerar o compromisso da COHAB com seus mutuários, o Governo do Ceará assumiu publicamente essa dívida social, sinalizando a prioridade de garantir o direito de propriedade, que é importante para a população e moradores dos conjuntos  habitacionais. 

Para chegar até a entrega dos documentos da casa, a Secretaria de Cidades convocou o maior especialista em regularização fundiária que é servidor do IDACE, o engenheiro Ricardo Durval. Ele promoveu regularização fundiária rural e urbana nos governos de Cid Gomes e Camilo Santana e segue no governo Elmano.