quinta-feira, 28 de março de 2024

Nova era para menores infratores


A prática da socioeducação surgiu a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, quando da implementação das medidas, representando importante conquista na atenção e intervenção com adolescentes autores de atos infracionais e crimes. 

Apesar de representar um avanço, o estatuto pouco esclareceu sobre a concepção de socioeducação que pudesse justificar intervenções efetivamente promotoras do desenvolvimento dos adolescentes em cumprimento de medidas de reclusão. 

O erro foi contratar pessoas sem preparo para tratar com jovens infratores. São adolescentes criados sem a devida atenção pela família e atraídos para o mundo do crime, por conta da facilidade de recrutamento para o universo das drogas, do tráfico e das facções. 

O primeiro concurso para recrutar socioeducadores é, sem dúvida, uma importante ação, apesar de tardia. O que se espera é que concurseiros não sejam os recrutados, mas sim pessoas ligadas à psicologia e assistência social, educadores e até religiosos, para corrigir erros do Estado.