O governador Elmano de Freitas conhece todos os membros dos diretórios Estadual e Municipal do PT. Ele é parte da história.
Ao defender os encontros como melhor caminho para escolha do candidato que irá para disputa na capital, Elmano coloca um ingrediente: o escolhido tem que atender às exigências feitas pelo PT e, também, agradar à base aliada. Elmano sabe da importância da aliança.
O lançamento de pré-candidaturas em quantidade, muitas vezes, faz emergir crises, porque todos acham que podem vencer a disputa interna no partido e conseguem administrar uma metrópole como Fortaleza.
Quando o senador e atual ministro Camilo Santana sacou do seu arquivo de companheiros o nome de Elmano de Freitas para disputar o Governo do Ceará, os petistas ficaram surpresos. Camilo usou a tática simples de pegar um executivo e militante e colocar na bandeja como o nome que poderia agradar aos partidos por honrar compromisso, manter a união e trabalhar para um projeto e para a população. Deu certo! Será que o PT de Fortaleza está amadurecendo?