sábado, 30 de março de 2024

A violência contra a mulher precisa ser contida


O confronto à violência contra as mulheres tem várias frentes no Estado do Ceará. Essa ação múltipla é necessária para conter o avanço do massacre que acontece, muitas vezes, no próprio ambiente familiar, onde o feminicídio tem sido o terrível fim de relações envenenadas pelo abuso e o machismo. 

A secretária da Mulher, a vice-governadora Jade Romero, está desenvolvendo um plano estrutural em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, câmaras municipais, forças de segurança e a Assembleia Legislativa, para fazer um cerco completo. A meta é conscientizar a população sobre a importância de proteger as mulheres.

A ampla campanha de conscien- tização através das mídias tem funcionado e já apresenta resultados. Nos 13 meses do governo Elmano, os diversos tipos de crimes, de agressões e femicídios estão diminuindo. Mas, é preciso reduzir mais, até chegarmos ao número indicado pela Organização das Nações Unidas e, por fim, zerarmos tais casos.

Numa das ações da Secretaria da Mulher, coordenada por Jade Romero, ficou claro que o cerco contra praticantes de crimes será a partir dos bairros, com patrulhas Maria da Penha, Conselhos Tutelares, Associações Comunitárias e a Polícia.

Iniciativas de combate e conscientização são fundamentais para conter a violência, mas é necessário, também, que as próprias mulheres ajudem, denunciando companheiros e ex-companheiros que usam da violência.