Agricultores familiares do Ceará estão prestes a conquistar uma oportunidade única de expansão no mercado internacional, graças à participação da Ematerce, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) / Projeto São José e Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) em missão técnica à 40ª Expocomer, feira internacional realizada na Cidade do Panamá
O evento, que teve início nesta terça-feira (5), é organizado pela Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP), como espaço multissetorial, que destaca diversas categorias de produtos. Entre eles, alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis, vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica.
O impulso para participação na 4ª Expocomer veio após bem-sucedidas participações da Ematerce, SDA / Projeto São José e Adece na 18ª Feira Internacional de Logística (EXPOLOG), realizada em Fortaleza, no último mês de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Durante a feira, contatos estratégicos abriram portas para a exportação de produtos da agricultura familiar cearense ao Panamá.
O objetivo é promover e incluir nossa produção agrícola no comércio internacional, por meio de acordos bilaterais. Além da exportação de produtos, busca-se a transferência de tecnologias e aperfeiçoamento na prestação de serviços.
A agenda da missão técnica do Ceará inclui reuniões com instituições panamenhas e representantes de cooperativas cearenses. Destacam-se encontros com a Autoridade de Promoção de Exportações e Investimentos do Panamá (Propanamá), órgãos do governo panamenho, o ministro Conselheiro Carlos Salcedo, o Banco Mundial, o Ministério da Agricultura e IDIAP e o embaixador brasileiro Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva.
Presentes na representação da Ematerce estão o presidente Inácio Mariano e o engenheiro agrônomo Fuad Nogueira. O período da missão é de 3 a 8 deste mês.
Inácio Mariano reafirmou a capacidade da agricultura familiar cearense. “Mesmo estando localizados em região de clima semiárido, são os agricultores e agricultoras de base familiar que colocam cerca de 70% dos alimentos nas mesas dos cearenses, todos os dias”.
O presidente ainda ressaltou a capacidade técnica da Ematerce, que chegou em fevereiro aos 70 anos de existência, na prestação do serviço de Ater pública aos agricultores familiares cearenses.