Na manhã desta quinta-feira (29/02), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e vice-presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, recebeu o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará (Mapa), Odilon Aguiar e o Coordenador administrativo da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (SFA), Augusto Júnior.
O encontro, que contou ainda com a participação do 1° Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes e do Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI, Carlos Egberto, tratou temas relevantes para o setor industrial, agrícola e pecuário da região. A Federação está desenvolvendo um projeto de investimento, com o apoio do Departamento Nacional, para a implementação de equipamentos, incluindo a criação de laboratórios para análise de alimentos conforme os requisitos do MAPA, além de um laboratório de leite para ensaios de RBQL. O objetivo é atender às demandas de diversos sindicatos da Federação, oferecendo análises importantes para os processos de importação, exportação e comercialização. É fundamental que todos os alimentos produzidos passem por ensaios para assegurar sua qualidade, estando sujeitos à fiscalização adequada.
Ricardo Cavalcante reiterou o compromisso da Federação em colaborar estreitamente com o Ministério, colocando-se à disposição. "Nosso interesse é unir forças para fortalecer ainda mais o segmento, ressaltando a importância da parceria e cooperação entre a indústria e o governo para impulsionar o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. Além disso, nosso propósito com esses laboratórios é disponibilizá-los também para as indústrias e sindicatos, promovendo um ambiente colaborativo e contribuindo para o avanço de toda a cadeia produtiva”, disse.
“Estamos extremamente gratos por sermos recebidos por Ricardo Cavalcante, com quem estamos trabalhando em parceria para um projeto significativo e transformador no Ceará, liderado pelo SENAI Ceará. Trata-se de um laboratório de análise de alimentos que não apenas atenderá nosso estado, mas também beneficiará o Norte e Nordeste. Este equipamento desempenhará um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança dos alimentos que consumimos”, afirmou Odilon Aguiar.