O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou, na manhã desta segunda-feira (19/02), o selo ESG - FIEC para as empresas Durametal S/A e Naturágua – Águas Minerais Indústria e Comércio S/A. Ao certificar essas empresas, a FIEC valida as ações positivas que elas têm tomado, reconhecendo publicamente seus esforços nas áreas Ambiental, Social e de Governança. Além disso, ao fomentar o compromisso com a sustentabilidade, incentiva outras indústrias a adotarem práticas semelhantes. O alinhamento às melhores práticas internacionais ressalta ainda a busca por padrões elevados e a disposição para atuar de acordo com referências globalmente reconhecidas.
Essa iniciativa não apenas reforça a importância da responsabilidade social e ambiental nas indústrias cearenses, mas também contribui para a construção de uma imagem positiva e sustentável no mercado.
Estiveram presentes no evento o ex-Presidente da FIEC, Fernando Cirino; o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA), Gustavo Vicentino; o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Carlos Alberto Mendes; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; Diretor Executivo da Durametal, Felipe Gurgel e a Presidente Executiva do Grupo Telles, Aline Telles. Além do Diretor da FIEC, Cláudio Targino; do Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; da Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; da Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota; da Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alciléia Farias; e convidados.
“É gratificante observar como a troca de experiências e a comunhão de propósitos podem influenciar nosso comportamento e nos inspirar a fortalecer o compromisso coletivo com o ambiente que nos acolhe e sustenta. Todas as trinta e quatro empresas participantes de nosso Programa de certificação estão cada vez mais comprometidas com a construção de um mundo melhor. Doze delas já receberam o Certificado e o Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável, enquanto outras oito estão se preparando para recebê-los ainda neste semestre”, atentou Ricardo Cavalcante. “Parabenizo a Durametal e a Naturágua por receberem a certificação hoje e pelo compromisso e comprometimento com um mundo e uma sociedade mais justa e melhor para todos”, completou.
A cerimônia promovida pela FIEC é um testemunho do comprometimento das empresas e indústrias em abraçar as melhores práticas relacionadas ao ESG. O Selo ESG-FIEC atua como um reforço tangível do compromisso da indústria cearense com a sustentabilidade, inspirando outras empresas a adotarem práticas responsáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Além de reconhecer as realizações, essa premiação desempenha um papel significativo na disseminação do conceito amplo de ESG, indo além das considerações ambientais e tornando-se um padrão global. Esse reconhecimento, por sua vez, atrai investimentos adicionais para as empresas e indústrias, ampliando sua competitividade no cenário internacional.
"É com imensa alegria que recebemos a certificação do SELO ESG-FIEC, especialmente na presença do nosso fundador, Fernando Cirino. Nossa jornada foi repleta de desafios e superações, mas conseguimos alcançar essa certificação de grande seriedade, que é também respaldada pela renomada instituição internacional, a Bureau Veritas," afirmou Felipe Gurgel.
Já a Executiva do Grupo Telles, Aline Telles, reforçou os cuidados que a Naturágua já toma na empresa adotando as práticas ESG e iniciativas ambientais e sociais. “A empresa sempre manteve uma consciência elevada, não só em relação à qualidade do produto, mas também com a certificação ISO 22000. Há dez anos, fomos a única empresa no Brasil certificada com essa distinção de água mineral, concedida pelo renomado Instituto Francês. Agora, com o selo ESG, estamos formalizando diversas práticas que a empresa já incorporava ao longo do tempo”, declarou.
“Diante da crescente exigência do mercado financeiro e do consumidor cada vez mais atento, ser sustentável vai além de ser ecologicamente correto, envolve também aspectos sociais e a forma como conduzimos nossos negócios. Para as empresas interessadas em adotar esse compromisso, o Núcleo de Sustentabilidade da Federação está sempre à disposição, oferecendo suporte e esclarecendo dúvidas. É comum surgirem questionamentos, especialmente para aquelas que se consideram pequenas. No entanto, é importante compreender que a sustentabilidade não tem tamanho nem classe social. O Selo ESG engloba práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que todas as empresas podem implementar”, finalizou a Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alciléia Farias.