quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

O valor da mão de obra


O setor de prestação de serviços avança no Brasil, aponta o IBGE. Isso significa que o brasileiro não conta com funcionários domésticos, utiliza a terceirização, cada vez mais. 

O conserto da geladeira, do fogão, do computador, o reparo ou a limpeza do ar-condicionado, as compras urgentes, são terceirizados há algum tempo. A novidade são serviços que foram ampliados como o turismo, restaurantes, aplicativos e entregas. 

No Ceará, cerca de 658 mil pessoas atuam no setor de serviços, um número expressivo que merece atenção do poder público. Não se sabe como todas essas pessoas asseguram seus ganhos, mas o IBGE foi buscar a informação através do Censo. Se a cada dia, a população entra para o setor de serviços, é uma sinalização clara de que o setor está em alta. 

A Federação do Comércio do Ceará tem demonstrado envolvimento completo e defesa do setor de serviços, por sentir que o mercado cresce apontando para números acima das previsões. 

A Fecomércio do Ceará tem oferecido cursos, treinamento e preparação de mão de obra para várias funções no setor de serviços. A vocação do cearense é reconhecida no Brasil.